Lajeado avança seis posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

405
Crédito: Reprodução

Lajeado alcançou a 24ª posição na terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. A cidade avançou seis posições e mantém a segunda posição no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre. 

O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 415 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil, e tem o objetivo de incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove.

Na segunda edição do ranking, divulgado em 2021, Lajeado ocupava a 30ª posição do ranking geral (que incluía 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes), passando, nesta edição, para a 24ª posição (que inclui desta vez 415 municípios). Além de manter a 2ª colocação entre os municípios gaúchos, Lajeado também ficou novamente entre as nove cidades mais bem posicionadas da Região Sul. A pesquisa é composta por indicadores oficiais, baseado em dados de 2020 a 2021.

Entre os destaques do município no ranking deste ano estão o 6º lugar no indicador de “Acesso à Saúde”, 11º lugar em Inserção Econômica e 20º em Acesso à Educação.

Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o ranking mostra, mais uma vez, o potencial da cidade no estado e o avanço considerável em nível nacional. “Temos muito orgulho em ver a cidade avançando em indicadores primordiais. Estes números são reflexo de um trabalho conjunto entre comunidade, empresas, poder público e universidade. E, estes números confirmam que Lajeado é, cada vez mais, uma cidade melhor para se viver e fazer negócios. Agora, nosso desafio é manter estes números para seguir avançando nos próximos anos” analisa.

As três dimensões do estudo
– Dimensão “Instituições” é composta por dois pilares:
“Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e
“Funcionamento da máquina pública” (6 indicadores)

– Dimensão “Sociedade” é composta por 7 pilares:
“Acesso à saúde” (4 indicadores);
“Qualidade da saúde” (5 indicadores);
“Acesso à educação” (6 indicadores);
“Qualidade da educação” (4 indicadores);
“Segurança” (5 indicadores);
“Saneamento” (7 indicadores) e
“Meio ambiente” (5 indicadores)

– Dimensão “Economia” é composta por 4 pilares:
“Inserção econômica” (3 indicadores);
“Inovação e dinamismo econômico” (8 indicadores);
“Capital humano” (3 indicadores) e
“Telecomunicações” (5 indicadores)

- publicidade -