Asamvat/Amvat solicita apoio para cadeia da produção leiteira

Secretários estão preocupados com inviabilidade financeira e desestímulo da atividade por conta do custo de produção elevado

304
Famurs se comprometeu em organizar uma reunião com as entidades dos produtores para buscar encaminhamentos e soluções / Crédito: Famurs / Divulgação

O presidente da Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat/Amvat) e secretário de Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach, e o vice-presidente da entidade, Marco Rohr, da Secretaria de Agricultura de Colinas, reuniram-se com organizações em nível federal e estadual, nesta semana, para solicitar apoio à cadeira produtiva do leite.

Na Famurs, em Porto Alegre, o encontro ocorreu com o presidente Paulinho Salerno e com o assessor técnico de Agricultura, Ismael Horbach. Presidente e vice da Asamvat, entidade vinculada à Amvat, também se reuniram com a superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no RS, Helena Pan Rugeri.

Conforme Sulzbach, a cadeia da produção leiteira vinha se recuperando, mas a diminuição do valor de referência do leite volta a preocupar. “O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul, projetado para agosto, é de R$ 2,8157 o litro, o que representa uma redução de 14,80% em relação ao mês de julho, que foi de R$ 3,3049, conforme o Conseleite (Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do RS)”, explica.

Segundo o presidente da Asamvat são necessárias medidas de apoio, pois a instabilidade no setor causa o abandono da atividade por parte dos produtores. Os dois primeiros trimestres deste ano registram as maiores variações negativas na captação de leite – 9,9% no primeiro trimestre e 7,6% no segundo – principalmente devido ao recuo na rentabilidade do produtor rural, o que vem desde o final de 2021, impulsionado pelo aumento nos custos de produção.

Douglas Sulzbach chama atenção, ainda, para o fenômeno climático La Niña, que comprometeu a produção em 2021 e que pode persistir e agravar ainda mais o quadro. “Todas estas situações expõem a instabilidade e alta volatilidade deste mercado, onde os produtores têm optado por abandonar a atividade”, frisa. Enfatiza a necessidade de medidas de apoio e ações conjuntas das entidades ligadas ao setor e ressalta a importância do Vale do Taquari no contexto da produção leiteira no Rio Grande do Sul, onde a maioria é formada por pequenos produtores. Diante do cenário, a Famurs se comprometeu em organizar uma reunião com as entidades dos produtores para buscar encaminhamentos e soluções para o tema.

- publicidade -