Colinas está entre os cinco melhores municípios na Atenção Primária em Saúde do Estado

258
O encontro ocorre a partir das 14h. Créditos: divulgação

O Ministério da Saúde divulgou no dia 7 de outubro a notas dos municípios dentro do Programa Previne Brasil. Colinas alcançou o 5º lugar dentro do estado do RS, com a nota 9,89. Entre os municípios do Vale do Taquari, Colinas ficou com a terceira posição, ficando atrás somente de Roca Sales e Muçum.

“Este resultado é fruto de um trabalho integrado que vai desde a busca ativa dos agentes de saúde, a atenção qualificada da equipe, até o registro e monitoramentos adequados da equipe administrativa e logística, ou seja, cada um e cada uma das pessoas da equipe de saúde tem seu papel fundamental”, explica a secretária da saúde de Colinas, Angelita Herrmann.

Alguns programas desenvolvidos pela Secretaria da Saúde ajudam o município a alcançar uma nota tão alta. O projeto Encontros com Você é um destes exemplos. A ação oferece à população oficinas em diversas áreas de forma gratuita, visando o bem-estar físico e mental.

Já o Mais Vida no Interior realiza encontros mensais nas comunidades interioranas, momentos nos quais os participantes fazem aferição da pressão e medem seu índice glicêmico.

O cuidado com a saúde da gestante e das crianças até seis anos de idade é trabalhado no projeto Colinas 1000 Dias, e se tornou nos um projeto modelo a ser seguido por outras cidades dentro do Programa da Primeira Infância Melhor do Ministério da Saúde.

Estas ações são, por muitas vezes, trabalhadas de forma multisetorial, envolvendo a Secretaria da Educação e o CRAS, fortalecendo o vínculo com a população e ampliando o olhar sobre as pessoas.

Angelita ainda destaca que a nota no Previne Brasil apenas evidencia a realidade de uma equipe formada por pessoas comprometidas com a saúde da população colinense. “É uma honra para mim enquanto secretária da saúde, trabalhar ao lado de uma equipe tão dedicada e competente”, completa.

Sobre o Previne Brasil

O Previne Brasil é um programa do governo federal instituído em 2019 através da portaria nº 2.979 e que prevê a transferência de verba para os municípios de acordo com o desempenho das secretarias e equipes de saúde junto a Atenção Primária e Estratégias de Saúde da Família.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde primários, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem, levando-os a buscar uma constante melhoria nos serviços oferecidos à população.

Os índices avaliados pelo Previne Brasil neste ano de 2022 foram:

1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;

2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 

4. Proporção de mulheres com coleta de citopatológico;

5. Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;

6. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;

7. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. 

- publicidade -