“Não deixaremos nenhuma escola no município fechar”, afirma secretária de Educação de Teutônia

467
Secretária de Educação e coordenadora pedagógica da educação infantil vão à capital buscar recursos. Créditos: Camille Lenz da Silva

As escolas comunitárias mantidas por associação recebem, em Teutônia, R$ 598,12 do governo municipal para cada criança atendida.

Porém, esse valor não vem sendo suficiente para manter os 105 pequeninos da Escola de Educação Infantil (EEI) Girassol, do bairro Languiru, que clama por socorro.

Conforme o município, o primeiro reajuste em quatro anos repassará a partir de 1º de novembro 74,78% do valor estimado para atender as crianças nas escolas. Em 2018, o percentual inicial repassado era de 72,40%, menor do que o valor atual, reajustado em 10,07%.

Mesmo assim, o repasse firmado através de Termos de Colaboração entre as escolas e o município não chega perto dos cerca de R$ 800 necessários para o desenvolvimento pleno das crianças e a manutenção da entidade.

O governo fornece também toda a alimentação necessária para as quatro refeições diárias e o acompanhamento de uma nutricionista do município.

Uma das maiores preocupações relatadas pelas diretoras das escolas é a redução da contribuição espontânea das famílias, importante para que as escolas possam oferecer serviços adicionais e diferenciados às crianças, a fim de estimulá-las em diversas áreas.

A secretária de Educação, Fabiana Lampert, ressaltou que o diálogo ocorre há algum tempo com as escolas. “Outras medidas estão sendo avaliadas. Nesta quinta-feira estaremos indo a Porto Alegre para avaliar com o jurídico do estado quanto é possível repassar dentro das nossas rubricas”, explicou.

Fabiana busca tranquilizar a população. “Jamais permitiremos que uma escola feche. Faremos o possível e, se for o caso, ofereceremos novamente a possibilidade de municipalização da escola”, completa.

Investimento em educação infantil

Em 2022 foram inauguradas a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Darcy Ribeiro, no bairro Centro Administrativo, construídas duas novas salas na EMEI Sonho de Criança e feita a adequação de uma nova turma, a fim de atender mais alunos. Ambas resultaram na criação de aproximadamente 130 vagas.

Mais 24 novas vagas foram criadas junto às Escolas de Educação Infantil comunitárias e, em dezembro deste ano, mais uma EMEI será inaugurada, no bairro Canabarro, após o prédio passar por grandes reformas para poder receber as crianças. Serão cerca de 50 novas vagas.

Municipalização

No último ano, as nove escolas comunitárias receberam proposta de municipalização. Destas, apenas a EMEI Mundo Encantado, localizada no bairro Canabarro, aceitou a proposta, o que evitou o fechamento da instituição de ensino.

Mais informações sobre o assunto você confere na edição impressa da Folha Popular deste sábado, 29 de outubro.

- publicidade -