Trem da Imigração recebe 2,4 mil passageiros na 1ª edição de passeios

339
Passageiros oriundos do Vale do Taquari, de outras cidades do Rio Grande do Sul e até de outros Estados estiveram nos passeios / Crédito: Caroline Rodrigues / Divulgação

Entre os dias 4, 5 e 6 de novembro, aconteceu a 1ª temporada de passeios do Trem da Imigração, percorrendo a Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales, no Rio Grande do Sul.

O passeio de 17 quilômetros e 1h de duração, percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12 (General Purpouse), inicialmente, buscou valorizar a cultura e a história regional. 

Neste ano, foram realizados 10 passeios que reuniram cerca de 2,4 mil passageiros. As viagens, que ocorreram em dois formatos, de Colinas a Roca Sales e de Roca Sales a Colinas, proporcionaram música, animação, cultura e contemplação das belezas naturais da região.

O Trem da Imigração recebeu turistas de diferentes regiões do Estado e também de fora. Segundo a organização, 55% dos participantes vinham do Vale do Taquari e 45% vieram de outras cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Agudo, Brochier, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Chapada, Porto Alegre e São Sebastião do Caí, e até de outros Estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina. 

O coordenador do Trem da Imigração avalia com satisfação o momento e reitera que grupo permanece na expectativa de público para o um passeio de fim de semana. “Esse roteiro veio como mais uma opção para ser um indutor do turismo e integrar-se aos demais empreendimentos da região, complementando e atraindo novos visitantes”, pontua.

Atrações para todos
Além dos vagões de passageiros ítalo-germânicos (com chope e vinho) e turísticos, muita música, artistas e personagens da cultura local animaram as viagens. Nos vagões germânicos, os personagens de humor Sofrida e Heda Hesmitelz descontraíram os passageiros e os espaços da cultura italiana tiveram a participação dos artistas Yasmin Schwab e Derick Oliveira Amaral. 

As Estações Ferroviárias de partida e chegada dos passeios também receberam os turistas com atrações especiais. A Estação de Colinas teve apresentações musicais e culturais, como o Grupo de Danças Morgenstern, Coral Municipal, Coral Infantojuvenil, Grupo Instrumental e Papais Noeis. Já na Estação de Roca Sales estiveram o Coral Municipal e a Orquestra Municipal. 

A proprietária e guia de turismo da Bepe Tur Viagens e Turismo de Chapada (RS), Beloni Muhl, que já esteve na região em outros passeios, trouxe um grupo de 22 passageiros para o Trem e destaca que o simples fez a grande diferença. “Um passeio incrível. Pegamos o trem na estação de Colinas e que recepção tivemos! A banda animava o pessoal que chegava. Optamos pelo passeio germânico, com chope durante o trajeto, que fez a alegria do pessoal”, comenta.

Após o roteiro, o grupo ainda esteve em atrativos da região, como o Cristo Protetor de Encantado e o Viaduto 13 de Vespasiano Corrêa, entre outros. 

O Trem da Imigração é um passeio de temporada e realizado somente em um período do ano. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

- publicidade -