2º Fórum do Pacto Lajeado Pela Paz apresenta resultados dos programas

290
Crédito: Laura Mallmann

Apresentações e relatos emocionantes marcaram a noite de quarta-feira (16/11), durante o 2º Fórum do Pacto Lajeado Pela Paz. A comunidade pôde acompanhar a apresentação de projetos, ações e os resultados do programa, que foi lançado em junho de 2019 no município.

O evento ocorreu no auditório do Colégio Evangélico Alberto Torres. Comunidade e autoridades do poder executivo, legislativo, judiciário e das forças de segurança da região participaram do Fórum.

Durante o evento, foram apresentadas as atividades desenvolvidas nos dois eixos de atuação do Pacto: da prevenção e da aplicação da lei. O prefeito Marcelo Caumo foi o primeiro a subir ao palco para recordar o surgimento e a evolução do Pacto no município.

“A analogia que eu faço é que o Pacto ainda é uma criança pequena, que a gente espera que com passar do tempo atinja a sua independência e crie vida própria. Por enquanto, ele ainda depende de todos nós, agentes de transformação de cada projeto que forma o Pacto. É fundamental que sigamos auxiliando o Pacto para que ele siga crescendo, assim como nosso município”, ressaltou.

A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, destaca que o eixo de prevenção é a disseminação da paz com a aplicação de projetos socioemocionais, de círculos de diálogo, de parentalidade positiva e outras ferramentas que contribuem para que as pessoas aprendam a lidar com seus conflitos.

“Os programas do Pacto vão desde a gestação até a vida adulta. Eles têm avançado cada vez mais com apoio da comunidade e dos facilitadores da paz que atuam no nosso programa. Neste novo ano, vamos caminhar juntos com os eixos de prevenção e aplicação da lei”, avalia.

Na área da aplicação da lei, o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, enfatiza que o eixo é um somatório de esforços entre os órgãos de segurança de Lajeado e região.

“Quando trabalhamos de forma integrada com as polícias, judiciário e Ministério Público, tudo funciona melhor. As ações integradas de fiscalização e policiamento são um exemplo disso. Já realizamos mais de 120 ações para ampliar a sensação de segurança no município”, destaca.

Apresentações
Durante o Fórum, foram apresentados os projetos desenvolvidos no eixo de prevenção como o AME (voltado para mães, pais e cuidadores de crianças atendidos em serviços de saúde do município), o Conte Comigo (programa de compartilhamento de livros para crianças de 3 a 6 anos e famílias), o Seja (programa que desenvolve habilidades socioemocionais voltado para jovens do 1º ao 9º do ensino fundamental), Cada Jovem Conta (programa de prevenção voltado a identificar, de forma precoce, adolescentes e jovens com comportamentos de risco e desenvolver ações integradas entre as áreas de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer) e o Sagaz (que utiliza técnicas cognitivo-comportamentais e está voltado para adolescentes e jovens entre 12 e 17 anos com problemas de comportamento em escolas ou em cumprimento de medidas socioeducativas).

Além destes programas, o Pacto conta com os projetos da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz. Os objetivos dos programas e de que forma eles estão sendo executados no município foram apresentados pelos coordenadores de cada projeto e por pessoas impactadas pelos programas.

O eixo de aplicação da lei apresentou resultados do Pacto sobre a criminalidade, como a redução de 45% no índice dos crimes violentos letais intencionais nos últimos 12 meses, assim como a queda no número de homicídios e tentativas de homicídio desde o lançamento do programa, e redução de 17% no índice de crime de roubo a pedestre nos últimos seis meses.

Durante o Fórum, o Pacto Lajeado pela Paz também formalizou parcerias com a empresa Docile e com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) para o programa Banco de Oportunidades. O projeto visa oferecer inclusão social para as pessoas inseridas nos programas de prevenção da violência.

O Fórum também contou com apresentações do Grupo Musical Tocando e Cantando Alegria de Viver da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), e dos servidores públicos Alexandre Fransozi e Letícia Craide Demaman.

Confira o vídeo do Fórum no YouTube.

- publicidade -