Imigrante conclui novo Plano de Carreira dos Professores

315
Secretário de Educação explicou sobre a elaboração do plano

A Secretaria de Educação de Imigrante elaborou o novo plano de carreira dos professores. Entre as alterações, estão o reajuste de cerca de 10% no salário, criação da quinta classe e a extinção do nível de magistério, sendo necessária licenciatura para ingresso no corpo docente do município.

O projeto de lei contendo o Plano de Carreira tramita nas comissões internas do Legislativo. Caso seja aprovado na sessão ordinária de hoje (7/12)7, o salário dos professores de Imigrante estará, em 2023, entre os maiores do Vale do Taquari, proporcional à carga horária, que é de 22 horas semanais.

Conforme o secretário Carlos Alexandre Lutterbeck, os professores já são contemplados com o piso nacional. Entre as principais mudanças estão a criação da quinta classe, que representa a linha de promoção dos docentes, e mudança nas regras de níveis, que passa a contar com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

O estágio probatório de três anos, que antes não contava como experiência para promoção, passou a fazer parte do cálculo e o tempo de reclassificação diminuiu de sete para cinco anos. “Depois de cumprir cinco anos, o professor vai direto para a classe B, contando o probatório. Isso ocorre até chegar na classe E. Antes esse tempo era maior, então assim que entrar em vigor, professores que já tiverem mais de cinco anos na classe, será reclassificado”, explica o secretário.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, Jóice Brandt e a vice-diretora, Carla Klein Camilo, são exemplos de docentes que serão beneficiados, caso o plano seja aprovado. Jóice iniciou no Município em 2018. Com o atual plano de carreira, ela terá direito à promoção de classe somente em 2025. “Se o novo plano for aprovado, no ano que vem eu já poderei passar para a classe seguinte”, explica a diretora.

Carla passou a integrar o quadro de docentes em 2019. Conforme o plano vigente, ela, que ainda está no estágio probatório, passará a contar os sete anos somente no ano que vem. “Estou no último ano do período probatório. Com o plano aprovado, em 2024 eu já consigo meu primeiro avanço”, comemora.

Plano construído por meio do diálogo

De acordo com Lutterbeck, as decisões foram tomadas em conjunto com uma comissão de seis professores da rede municipal de ensino. “Além disso, apresentamos duas propostas de plano para o prefeito. Uma mais comedida e outra mais arrojada. O prefeito prontamente disse que optaremos pela proposta que mais beneficia os professores”, relatou o secretário, acrescentando que nunca antes houve diálogo como esse com o corpo docente do município de Imigrante.

A coordenadora pedagógica, Daniela Kohl Duarte, destaca que a atualização do piso nacional motivou revisão salarial em muitos municípios. No entanto, o documento deve ser avaliado além disso, visto que mexe com cargos, promoção e orçamento. Com o novo plano, será exigido curso superior para ministrar aulas a partir dos anos iniciais.

Daniela enfatiza que o plano está alinhado a isso. “Apesar de eu ser uma defensora do curso normal, ou magistério, tem uma lei federal que exige licenciatura. o diálogo com Executivo foi tranquilo e as reivindicações dos professores foram atendidas”, explica.

- publicidade -