Projeto de estudantes do Colégio Teutônia beneficia horta comunitária

Sistema de coleta, armazenamento e distribuição de água foi desenvolvido no curso Técnico em Eletromecânica

478
O equipamento foi oficialmente entregue à representação do projeto Horta Comunitária no dia 13 de dezembro

Com o intuito de incentivar a coleta, armazenamento e distribuição de água, estudantes da disciplina de Mecânica Técnica e Resistência dos Materiais, do curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia, desenvolveram estudo que beneficia projeto social teutoniense.

Equipamento realiza a coleta de água residual passível de reutilização, oriunda de máquina de lavar-roupa ou outra fonte, além de coleta, armazenamento e distribuição de água da chuva. Esses volumes podem ser utilizados posteriormente em hortas ou gramados e na lavagem de calçadas, por exemplo.

Além do cunho ambiental e econômico, o sistema construído em sala de aula foi disponibilizado ao projeto social Horta Comunitária. Inclusive, seu desenvolvimento nasceu a partir de visita da coordenadora das atividades do Mercado Solidário, projeto de extensão da Horta Comunitária, Miriam Magedanz.

“Ela nos relatou a preocupação ambiental, com o aproveitamento de água e de materiais de descarte, principalmente tambores plásticos. Outra premissa reside na questão social, pois o projeto deve ser de baixo custo e de fácil reprodução, permitindo que os assistidos pela Horta Comunitária possam ter uma fonte de renda com a construção do equipamento”, destaca o coordenador da Educação Profissional do CT nos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica, professor Mauro Régis de Oliveira.

O sistema

A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes Flávio Ferraz, Kelwin Nicolas Follmann da Silva, Lucas Roberto Kniest e Márcio Winkelmann, que também tiveram o apoio do professor Paulo José Schneider. Ao longo de dois meses de trabalho e pesquisa em sala de aula, o sistema foi construído a partir da adaptação de tambor plástico com capacidade de 200 litros, cano de PVC com diâmetro de 50mm na entrada/coleta e registro de 30mm na saída.

A distribuição da água é feita por uma bomba de baixa pressão, utilizada em lavadoras de roupa, que permite levar a água para distâncias maiores e até uma determinada altura. A bomba pode ser facilmente acoplada ou desacoplada ao registro de saída do tambor, permitindo a retirada manual da água. Como as partes do equipamento são independentes, o sistema pode ser fabricado com ou sem a bomba de distribuição, alterando seu custo de fabricação.

Utilização

O sistema poderá ser utilizado para coleta de água e posterior utilização, além de servir de modelo para reprodução e comercialização, oportunizando outra fonte de renda ao projeto. “Sua importância reside na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso e na disciplina. Possibilita que estudantes, professores e o Colégio Teutônia participem ativamente dessa causa social, permitindo ainda a redução do consumo de água e a aplicação de conhecimentos técnicos adquiridos”, acrescenta Oliveira.

O equipamento foi oficialmente entregue à representação do projeto Horta Comunitária no dia 13 de dezembro. “A sustentabilidade norteia todas as nossas ações. Ao longo de todo ano tratamos da preservação do Meio Ambiente, estimulando a educação para a preservação, e com esse equipamento visualizamos a quantidade de água que pode ser economizada. Essa captação e aproveitamento da água deveria ser uma prática em todas as residências, e é isso que queremos com esse sistema, com o maior número de pessoas tendo acesso a ele”, justifica Miriam, acrescentando que o sistema “pode beneficiar diretamente quem monta o equipamento, quem o compra e o Meio Ambiente.”

Projeto Horta Comunitária

A coordenadora enumera as diferentes ações promovidas pela Horta Comunitária e Mercado Solidário. “Estamos sempre pensando em como podemos ter alimentos para todos que nos procuram. Para conseguir isso, buscamos estratégias sustentáveis que beneficiem as pessoas e o Meio Ambiente. Tudo isso passa por gerar renda, conhecimento e ser um espaço de apoio para mulheres em situação de violência doméstica.”

Entre as atividades propostas, estiveram oficinas de costura com foco na reinserção no mercado de trabalho; oficinas de artesanato com tecidos e materiais reutilizáveis que geram renda à artesã; oficina de sabão com óleo de cozinha; e produção de sal temperado com utilização dos temperos da horta cuidada por voluntários.

Em 2022 também foram produzidos e doados às escolas municipais de Teutônia 300 absorventes ecológicos, produto que igualmente dá a sua contribuição para conscientização sobre a produção de lixo atrelada à possibilidade de fonte de renda. Outro projeto trabalha com a produção de estopas para limpeza de máquinas, utilizando tecidos que não têm mais condições de uso; reformas de roupas e brinquedos para posterior doação; produção de massa caseira e bolachas; promoção de brechós; e troca de vidros por alimentos em conserva na indústria local, os quais são doados às famílias atendidas, evitando que mais de 2,2 mil vidros fossem descartados no aterro sanitário.

“Estamos sempre atentos às oportunidades de geração de renda com itens que, em geral, são descartados ou doados, assim como os tonéis que são ‘lixo’ para muitas indústrias, iniciativas que também têm a sua contribuição ambiental”, finaliza Miriam, revelando que o objetivo a partir do projeto desenvolvido com o CT é buscar empresas parceiras que também queiram apostar nessa ideia, “oportunizando que muitas casas de Teutônia tenha um reservatório para captação de água”.

- publicidade -