Programa Proeja-FIC forma 27 estudantes em Lajeado

381
Curso busca integrar o Ensino Fundamental à Educação Profissionalizante. Créditos: AI Lajeado/Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre, de Lajeado, formou 27 estudantes pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (Proeja-FIC). O curso foi realizado pelo município em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Lajeado.

Durante um semestre (agosto a dezembro), o curso integrou o Ensino Fundamental à Educação Profissionalizante, sendo oferecida a formação de Assistente Administrativo. Aplicada de forma concomitante aos estudos regulares do EJA, a formação teve carga de 200 horas.

Segundo a coordenadora do curso, Verani Berté, as aulas, que buscam aproximar estudantes ao mercado de trabalho, tiveram aproveitamento superior a 90% nos quesitos de permanência e êxito.

No primeiro semestre, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Francisco Oscar Karnal também participaram do curso.

Entenda

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (Proeja-FIC) desenvolve cursos profissionalizantes articulados às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), buscando atender aqueles que não concluíram os estudos em idade regular.

Dessa forma, busca minimizar a redução da exclusão de jovens e adultos e proporcionar condições para a inclusão social deste público por meio da profissionalização.

A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) através do Projeto de Educação de Jovens e Adultos ligada à Educação Profissional, convênio firmado com a Fundação do IFSul (FAIFSul).

Na primeira fase do Proeja-FIC em 2022, foi ofertado curso de aperfeiçoamento, com carga horária de 240 horas, para cerca de 300 professores das redes federal, estaduais e municipais que atuam ou desejam atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Já a segunda etapa previu a oferta de 18 cursos em oito campi do IFSul, direcionados a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental das redes municipais na modalidade EJA.

- publicidade -