Saúde de Colinas realizou mais de 200 cirurgias neste ano

263
Crédito: Carla Beckmann / Arquivo FP

O município de Colinas realizou, em 2022, um total de 217 cirurgias. A organização e o financiamento dos procedimentos são de responsabilidade estadual e federal, mas a Administração decidiu desafogar a fila de espera. Foram realizadas, em média, 18 cirurgias mensais. Os valores foram repassados pelo Município, por meio de emendas parlamentares e financiamento municipal.

A cirurgia de catarata foi o procedimento mais realizado (42 neste ano); em segundo lugar vem a cirurgia oncológica não melanomas (de pele) com 17 no total. Os demais números se diluem em cirurgias oncológicas, cardiológicas, vasculares e da área da proctologia.

O elevado número de cirurgias represadas foi um dos impactos deixados pela pandemia. Além do adiamento de procedimentos que já estavam agendados antes da covid, houve também a demora por parte das pessoas em procurar o hospital, por medo do contágio do coronavírus, levando a piora do quadro geral de saúde e tornando estas cirurgias ainda mais urgentes.

Para o prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, o ano pós-pandemia foi desafiador, principalmente no que se refere à saúde pois muitos dos munícipes aguardavam já por um longo tempo pelos seus procedimentos. “Sabemos que a saúde da nossa população não pode esperar. Por isso nós como Administração Municipal decidimos destinar a verba proveniente de emendas parlamentares, com ajuda de valores oriundos dos cofres públicos municipais, para a realização destas cirurgias”, explica.

- publicidade -