Estrela aprofunda discussão sobre referência em traumato-ortopedia

Hoje, municípios do Vale recorrem a Canoas para a especialidade.

427
Encontro reuniu partes diretamente envolvidas com a proposta. Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Uma semana após reunião entre o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, sobre o interesse do município em se tornar referência regional na área de traumato-ortopedia, mais um importante avanço na proposta foi dado.

Em nova reunião realizada na quinta-feira (2/2), representantes do Executivo, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) e do Hospital Estrela (HE) mostraram-se favoráveis à pauta.

A 16ª CRS entregou, ainda, parecer técnico já realizado pela equipe indicando a necessidade e a possibilidade da proposta. “Dar foco nesta área iria atender a uma demanda muito grande de nossa região”, avalia a coordenadora Rafaela Fagundes. Por sua vez, o gerente administrativo do HE, Johnnie Locatelli, apresentou dados preliminares da área de traumato-ortopedia. “Precisamos de um estudo bastante detalhado, mas não há dúvidas de que já se tem um entendimento de que a referência pode vir a ser viável”, frisa.

Agora, está em elaboração o plano operativo e financeiro para ser entregue à secretária estadual nos próximos dias. Por telefone, em meio à reunião, Arita mostrou-se muito otimista com a implementação da antiga reivindicação regional.

Schneider, que na gestão passada foi titular da Saúde no município e que de perto acompanhou esse gargalo regional, afirma não se lembrar de um momento em que o Governo do Estado e a pasta da Saúde estivessem tão próximas da região. “A hora é agora. Trata-se de uma proposta que parte do Estado, que reconheceu nossa necessidade”, analisa.

Com a implementação da proposta, Estrela se tornaria referência em média e alta complexidade na especialidade para os 36 municípios do Vale do Taquari, que hoje buscam os atendimentos em Canoas.

- publicidade -