Ernani Polo assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS

Novo secretário garantiu diálogo com setores produtivos.

335
Termo de posse foi assinado em solenidade no Caff na noite desta segunda-feira. Créditos: Grégori Bertó/Palácio Piratini

Tomou posse na noite desta segunda-feira (6/2) o novo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. Durante a solenidade, que teve a presença do governador e vice, de representantes dos poderes do Estado e de diversos setores produtivos, Polo assegurou que investirá na escuta dos setores para definir a implementação de políticas que visem ao crescimento da produção do RS.

“A secretaria tem como característica forte da sua atuação a integração com as demais pastas. Vamos trabalhar de maneira transversal para cumprirmos essa missão e aprofundarmos as políticas de desenvolvimento econômico no Estado. Sempre há espaço para melhorar e vamos fazer isso de maneira conjunta”, afirmou.

O chefe da pasta apontou que o Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS), assim como a Junta Comercial, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Badesul estarão integrados às estratégias de identificação das vocações regionais para o estabelecimento de planos de negócio, de aumento da produção e de abertura de mercados.

“Desenvolvimento é uma tarefa de todo o governo e da sociedade gaúcha, que deve estar preparada para acolher todas as iniciativas. Não é uma tarefa apenas desta secretaria, mas de todas as pastas. Tenho certeza de que com o secretário e as demais estruturas do governo, vamos evoluir”, afirmou o Eduardo Leite.

Produção leiteira

Um dos representantes de entidades produtivas do estado, o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Guilherme Portella, avaliou como positiva para o setor a capacidade de articulação de Polo, que foi reeleito Deputado Estadual e já atuou como secretário da Agricultura em gestões anteriores. “A indústria produtora de leite está confiante de que ele saberá valorizar o que vem sendo feito no Rio Grande do Sul e trabalhará focado na construção de caminhos que ajudem a fomentar e fortalecer os investimentos ativos, pois já demonstrou que tem um perfil dinâmico e resolutivo”, apontou.

O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, acrescenta que há desafios recentes para serem analisados com relação ao setor leiteiro e que serão levados para a discussão com o governo, como os incentivos concedidos ao setor lácteos em países como Argentina e Uruguai. “Vamos pautar que o Executivo esteja atento e faça a análise pela ótica que se impõe na concorrência entre países do Mercosul para preservar para a indústria gaúcha uma participação competitiva no mercado de lácteos interno brasileiro”, sugeriu Palharini. O dirigente acrescenta a necessidade de avanço em outras outras políticas já em curso como a certificações das propriedades livres de brucelose e tuberculose.

Ernani Polo

Deputado Estadual eleito para o quarto mandato, Polo é natural de Ijuí, tem 48 anos e é formado em Direito. Durante a gestão do governador José Ivo Sartori, esteve no comando da pasta da Agricultura, e em 2020, presidiu a Assembleia Legislativa do RS.

- publicidade -