Governo Federal destina R$ 430 milhões para ações de enfrentamento à estiagem no RS

283
Anuncio de recursos foi feito após reunião de ministros / Crédito da foto: Ricardo Stuckert / PR

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (22/2) a destinação de R$ 430 milhões para ações de enfrentamento à estiagem no Rio Grande do Sul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação dos recursos em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.

O dinheiro será destinado às áreas de agricultura, desenvolvimento social e defesa civil. No encontro, o governo avaliou as demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades de trabalhadores do campo sobre ações emergenciais para enfrentar a seca no Rio Grande do Sul.

A estiagem atinge todo o estado. Conforme dados da Defesa Civil, já são 322 cidades que decretaram situação de emergência. Destes, 220 tiveram o decreto homologado pelo Estado, e 191 tiveram a Situação de Emergência reconhecida pela União.

Nesta quinta-feira (23/2) uma comitiva de ministros visita o Rio Grande do Sul para avaliar a situação do estado. Eles se reúnem na cidade de Hulha Negra. Participam o ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto.

Eles serão recebidos por uma comitiva de secretários estaduais. Estarão presentes os secretários Giovani Feltes (Agricultura), Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural), Beto Fantinel (Assistência Social), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente), Luciano Boeira (Casa Militar e Defesa Civil) e Tânia Moreira (Comunicação).

O governador Eduardo Leite não participaria do encontro, por questão de agenda. Porém, ainda na manhã desta quinta-feira, anunciou que se deslocaria até Hulha Negra para acompanhar a comitiva.

A expectativa é que durante a visita novas medidas sejam anunciadas pelo Governo Federal. Entre elas, uma linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores.

- publicidade -