Vacinação contra a brucelose começa ser aplicada em bovinos de Imigrante

359
Produtora Carin Dickel, Gilnei Dahmer e Pablo Wagner. Propriedade foi uma das primeiras a receber a visita da equipe Crédito: AI

Imigrante iniciou, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico o roteiro de aplicação da vacinação contra a brucelose. O medicamento é aplicado de forma gratuita nos bovinos de propriedades de Imigrante e evita a incidência e a disseminação da doença, mantendo o rebanho imune. A vacinação é obrigatória, e exigência para a emissão de Guias de Transporte Animal (GTA), bem como, para vender o leite.

Nas terneiras, ela deve ser aplicada entre os três a oito meses de idade e cerca de 350 são vacinadas no município anualmente. O Secretário da Agricultura lembra que para que a vacinação seja realizada, o produtor deve fazer a inscrição na Secretaria, informando o número e a idade dos animais. “É preciso que o produtor inscreva o animal assim que completar os três meses de idade, pois facilita a organização do roteiro de vacinação”, lembra o Gilnei Dahmer.

A vacina é aplicada pelo médico veterinário Pablo Benetti Wagner, contratado pelo Município, e conta com o apoio da equipe da Secretaria da Agricultura. “A brucelose é uma doença grave, contagiosa e crônica causada por bactérias capazes de infectar várias espécies de animais. A característica mais importante da doença é provocar problemas de fertilidade no animal infectado, podendo afetar, além de bovinos, equinos, suínos e até seres humanos, visto que se trata de uma zoonose”, alerta o profissional.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Agricultura de Imigrante pelo telefone (51) 3754-1001.

- publicidade -