Tratativas sobre referência de traumato-ortopedia no Vale do Taquari são discutidas

Atualmente, a referência para a região é o Hospital Universitário de Canoas, que como informou a Secretaria Estadual da Saúde, presta nove atendimentos de alta complexidade por mês.

347
Secretária da Saúde Arita Bergmann participou da reunião com os prefeitos do Vale Crédito: AI

O credenciamento da Rede Divina Providência, do Hospital Estrela, para atendimento de média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região foi tema da assembleia extraordinária conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), na quarta-feira (22/3) no Centro Administrativo de Encantado. A reunião contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e equipe técnica da pasta. A proposta para a efetivação do serviço foi estudada para se manter de forma tripartite, com participação dos governos federal e estadual e contrapartida dos municípios da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Atualmente, a referência para a região é o Hospital Universitário de Canoas, que segundo Arita, presta nove atendimentos de alta complexidade por mês. Uma proposta foi apresentada pelo diretor da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, e pelo gerente administrativo, Johnnie Locatelli. Seriam realizadas, mensalmente, 16 cirurgias de alta complexidade, 42 de média e 704 consultas em traumatologia. Ao todo, o custo previsto, seria de R$ 622,3 mil, os municípios participariam com o valor de R$ 240,2 mil, divididos de acordo com o número da população.

Esse tema será discutido e com estudo mais aprofundado no dia 24 de abril, na Secretaria Estadual de Saúde, uma nova reunião para confirmar a referência. A secretária ressalta que o objetivo de trazer a saúde para mais perto da população e que os municípios têm autonomia para decidir sobre sua adesão, e a forma como será feito.

Presentes no evento, os presidentes da Amvat, Elmar Schneider, e da Amat, Tiago Michelon, destacaram a união do Vale na busca da melhoria do atendimento nesta área. “É uma proposta em favor das pessoas, que não podem mais esperar. Por isto realizamos este encontro, com a presença do Estado, municípios e hospital, para juntos buscarmos a solução”, exalta Schneider.

- publicidade -