Gabriel Souza detalha frentes de atuação para a educação no Estado

O vice-governador palestrou durante a reunião-almoço da Acil, em Lajeado.

367
Créditos: Camille Lenz da Silva

A segunda reunião-almoço de 2023 da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) teve a presença do vice-governador do RS, Gabriel Souza. Durante o evento, realizado em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), ele abordou a educação no Estado, foco principal do segundo mandato de Eduardo Leite.

Inicialmente, Souza fez um apanhado sobre as transformações sociais e econômicas vividas no RS, como a queda na natalidade, a evasão para outros estados como Santa Catarina e a redução do capital humano. “Esse movimento mostra que precisamos melhorar o desempenho e a performance do Estado, investindo nas pessoas”, citou.

O ex-deputado lembrou do trabalho na primeira gestão de Leite para equilibrar as contas do Estado. “O RS tinha mais despesas do que receita e, como em uma empresa privada, essa soma não batia. Colocamos as contas em dia para então realizar investimentos”, comentou.

Educação

Segundo o vice-governador, a educação é a chave para o crescimento do Estado, buscando reter e atrair novos talentos e investimentos para o RS. “Para esse crescimento, precisamos de capital humano preparado, e por isso buscamos encabeçar as mudanças com a criação de um Gabinete de Projetos Especiais, encabeçado por mim e que envolve seis programas: Todo Jovem na Escola, Professor do Amanhão, Jovem Aprendiz, South Summit, Primeira Infância e Operação Verão”, pontuou.

Todo Jovem na Escola

O projeto Todo Jovem na Escola visa tornar a educação mais atrativa para os jovens do Ensino Médio, evitando assim sua evasão escolar. Criado no fim de 2021, a ação garante o pagamento de bolsas no valor de R$ 150 mensais a estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico que mantenham a frequência de 75% nas aulas.

Em Lajeado, foram pagas 280 bolsas do programa Todo Jovem na Escola a estudantes do município entre dezembro de 2021 e outubro de 2022. No total, foram R$ 503.850 destinados em bolsas de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade das escolas públicas estaduais.

Professor do Amanhã

Souza citou também a grande dificuldade de formar professores, que o governo buscará sanar com o programa Professor do Amanhã. Com ele, serão compradas vagas em instituições de ensino comunitárias do RS, como a Univates, para formar professores de licenciatura em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do Estado.

Região

O vice-governador também trouxe números sobre os investimentos realizados no Vale do Taquari e em Lajeado. Quando à questão das concessões, disse que a proposta anterior suspendida serviu de lição, e o governo não fará mais propostas sem diálogo prévio com a comunidade.

Ainda, citou o leilão da Corsan, em uma chamada aos prefeitos presentes: “Preparem os projetos, pois assim que liberarem os recursos, vamos chamá-los para tratativas.”

Por último, abordou a posição do Governo Estadual em relação à situação da Languiru.

Mais detalhes sobre a segunda edição da reunião-almoço da Acil em 2023 você confere na edição impressa da Folha Popular do próximo sábado (1º/4).

- publicidade -