Sala ao ar livre homenageia professora Paula Lutterbeck

Em junho do ano passado, a docente de ciências, que atuou por 12 anos na Escola Professor Alfredo Schneider, faleceu em um acidente de trânsito

494
Com R$7,5 mil de recursos do programa de fundo social do Sicredi e auxílio da Prefeitura de Teutônia, o espaço foi reformado e ganhou novo trilho pavimentado./ Crédito: Eduarda Wenzel

Uma sala ao ar livre foi reelaborada e ganhou o nome da professora Paula Ariane Lutterbeck (em memória), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia, em Teutônia. Com R$ 7,5 mil de recursos do programa de Fundo Social do Sicredi e auxílio da Prefeitura de Teutônia, o espaço foi reformado e ganhou novo trilho pavimentado.

A diretora Karina Scholz conta que esse espaço na área verde da escola já existia, mas para chegar tinha um trilho improvisado de chão batido e as mesas estavam quebradas, por conta do tempo e de quedas de árvores. Por isso, a escola começou a inscrever o projeto em programas. Em maio do ano passado, foi feita a inscrição no Sicredi. Em julho foram selecionados. “Quando inscrevemos a Paula ainda era viva, logo depois do acidente recebemos a notícia”, revela.

A ideia de colocar o nome da professora de ciências veio da comunidade escolar. Karina diz que Paula trabalhou 12 anos na escola e que a perda foi um momento muito difícil. “É uma forma de manter ela viva, é uma homenagem justa”, argumenta.

REFORMA

Em outubro, voluntários da comunidade começaram a limpeza do local, que estava sem uso. Depois, a prefeitura forneceu a mão de obra e, por fim, alunos ajudaram a espalhar as britas e finalizar pinturas. “Começamos e terminamos com trabalho voluntário. Temos esse engajamento da comunidade”, complementa.

Agora, o espaço conta com novas mesas e bancos, uma pequena ponte para pedestres, plantas e um trilho pavimentado. “É um local para aulas diferentes, é uma sala ao ar livre. Os professores se programam e ajustam aulas para usar esse local. O portão não fica aberto o tempo todo ainda”, explica.

Placa com nome de professora Paula deve ser pendurada em breve, afirma diretora Karina / Crédito; Eduarda Wenzel

PROFESSORA PAULA

Em 22 de junho de 2022, houve uma colisão entre um carro e dois caminhões no trevo de acesso a Westfália, na RSC-453 (Rota do Sol), Paula não resistiu e faleceu no local. Com 41 anos, esposa de Carlos Alexandre Lutterbeck, secretário de Educação de Imigrante, deixou dois filhos gêmeos, que na época tinham um ano e meio.

- publicidade -