“Avaliação e intervenção no desenvolvimento do autista” é tema de palestra em Estrela

O evento teve a palestrante a fonoaudióloga Juliana Izidro Balestro, e contou com grande presença de profissionais da educação, do meio médico, entidades que trabalham no atendimento a autistas e também familiares.  

513
Evento na Soges contou com a presença da comunidade, professores e autoridades locais / Crédito: AI

Comemorado no domingo (2/04) o “Dia da Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo” foi assunto no encontro na sede social da Soges, na noite de segunda-feira (03) à noite. O evento teve a palestrante a fonoaudióloga Juliana Izidro Balestro, e contou com grande presença de profissionais da educação, do meio médico, entidades que trabalham no atendimento a autistas e também familiares.  

A iniciativa foi uma parceria das secretarias municipais da Educação (Smed); do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh) e a ONG Cristal Azul – Associação Pró-Autismo de Estrela, fundada em 15 de maio de 2021 e que mantém parceria com outras ONGs e associações pró-autismo da região através da participação de palestras e eventos.

Estiveram presente mais de cem pessoas no auditório da Soges. Além de profissionais, professores e diretores de escolas três redes de ensino de Estrela, também participaram a presidente da ONG Cristal Azul, Nedilaine da Silva Malvessi; os presidentes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maurício Hallmann; e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Estrela (Apae), Jair Wermann, conselheiros tutelares, vereadores e secretários municipais, entre estes da Smed, Elisângela Mendes, e da Sedeh, Renata Cherini.

A palestrante Juliana Izidro Balestro, fonoaudióloga com extenso currículo profissional, o qual vem utilizando para ao longo de 23 anos auxiliar famílias e principalmente profissionais a transformar suas atuações no desenvolvimento infantil, trouxe aos presentes o tema “Avaliação e intervenção no desenvolvimento do autista”. Ela comentou a valia da noite. “Enquanto muitos órgãos de educação e escolas evitam discutir sobre o autismo e a inclusão, o governo de Estrela, através de suas secretarias, propôs uma excelente oportunidade para que profissionais da educação, familiares e outros aprimorem seus conhecimentos”, diz. 

“Mais informações, menos preconceito”

Para a doutora, o aumento da prevalência mostra o quanto é cada vez mais necessário compreendermos sobre o autismo e suas famílias. “E isso tem muito a ver com a campanha sobre a conscientização do autismo desse ano, que é ‘mais informações, menos preconceitos’”, explicou. Juliana Izidro Balestro também se disse feliz por estar falando para um público de sua terra, interessado e disposto para com o tema. “Eu estou acostumada a falar para diferentes profissionais em diversas regiões e contextos sociais de nosso País e exterior, mas ter a oportunidade de na minha casa, em Estrela, diante de um salão cheio, repleto de professores e pessoas interessadas de fato com o pontual tema e a socialização de uma forma geral foi muito especial.”    

A presidente da ONG Cristal Azul, Nedilaine da Silva Malvessi, comemorou o sucesso da iniciativa, que no ano, nesta data promoveu a formação “Transtorno do Espectro Autista: Intervenção e Inclusão Escolar”, e que teve como público-alvo os monitores da rede municipal que estão envolvidos diretamente no atendimento aos alunos-foco, com participação da psicopedagoga Luciane Ribeiro. “Foi mais uma excelente noite para a nossa causa. Uma palestra extremamente importante com uma profissional ímpar na nossa região, dedicada às questões do autismo, com uma fala de fácil compreensão, abordando temas importante para auxiliar profissionais da área da educação e familiares com o desenvolvimento das pessoas portadoras de autismo”, avaliou. Informações sobre a ONG pelo Whatsapp (51) 98117-5026 e redes sociais.       

- publicidade -