Orquestra de Teutônia comemorou quatro décadas de história

622
Músicos cantaram e tocaram durante duas horas para os convidados / Crédito: AI Teutônia / Divulgação

Na noite de sábado (1º/4) a Orquestra de Teutônia reunia a comunidade na Associação Pró-Desenvolvimento da Languiru (APDL), conhecida também como Associação da Água, para comemorar seus 40 anos de atuação. O momento reuniu cerca de 550 pessoas, vindas de diferentes cidades do estado.

O evento foi organizado pelos músicos da Orquestra e contou com a participação dos cônjuges na recepção. Foram colocados dois telões que passaram imagens da Orquestra desde a sua criação e dois DVDs também foram rodados durante o jantar, permitindo ao público ter acesso à história do grupo e suas diferentes formações no decorrer das quatro décadas.

Após o jantar, a presidente Diana Dick e a secretária Leocardia Stapenhorst realizaram uma breve abertura e às 22h30 foi dado início ao Show Baile, em que a Orquestra animou o público durante duas horas. “Antes do evento eu sempre dizia que se alguém quiser conhecer a Orquestra de Teutônia era só participar e ir ao evento”, comenta o maestro Astor Jair Dalferth.

Integrante do grupo desde 1984 e maestro desde 1989, Dalferth descreve a programação como especial, e uma noite voltada para cultura, música, gastronomia, família e interações entre amigos e patrocinadores. Ele frisa a importância de festejar o momento e atribuiu parte do sucesso da Orquestra à crença e investimentos de pessoas que estiveram presentes na noite. “Por isso não poderia deixar de ser um sucesso”, afirma.

O integrante conta que desde pequeno sabia que seria maestro e o cargo chegou conforme o crescimento profissional em saberes e a presença do princípio de liderança. “A gente como músico vai estudando, se aperfeiçoando e se tornando uma liderança positiva, um pilar do grupo e cedo ou tarde você é escalado para essa função de maestro na qual você está preparado para exercer”, discorre.

De acordo com o maestro, a comemoração do 40º aniversário da Orquestra de Teutônia recebeu cerca de 30 cidades do Rio Grande do Sul, o que torna a comemoração um evento turístico. Dalferth explana também sobre a intensão de tornar a programação anual, dado seu sucesso. Os lucros obtidos serão convertidos ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia.

- publicidade -