Segurança é pauta de reunião com diretores das redes de ensino de Lajeado

Reunião foi solicitada pela Brigada Militar.

457
Créditos: Rafael Grün / Prefeitura de Lajeado

A Secretaria da Educação (SED) de Lajeado recebeu, nesta terça-feira (11/4), uma reunião com diretores das escolas das três redes de ensino de Lajeado. Solicitada pela Brigada Militar de Lajeado, a reunião teve o objetivo de tranquilizar os diretores e, por meio deles, as equipes que trabalham diariamente nas escolas do município após os homicídios registrados na cidade nos últimos dias. 

“Sabemos que vocês estão na ponta e recebem questionamentos tanto das equipes quanto dos pais dos alunos que frequentam as escolas que vocês dirigem. O que peço a vocês é que lidem com essa situação de forma sábia, sem gerar mais temor” afirmou a secretária da Educação de Lajeado, Adriana Vetorello.

Ela adiantou, inclusive, que a SED está analisando o uso de novas tecnologias que permitam estabelecer um maior controle no acesso de pessoas às escolas, bem como cogita criar um comitê que se reuniria periodicamente para discutir melhorias e novos protocolos de segurança envolvendo as escolas municipais. Treinamentos para situações de pânico e adversidades também estão no campo de ações a serem realizadas. Por fim, destacou que cada rede deve se adaptar conforme preconizam suas diretrizes.

Representando a Brigada Militar de Lajeado, o major Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho, afirmou que o maior problema hoje são os boatos que se disseminam rapidamente e que acabam gerando sensação de insegurança nos educandários. “Isso é normal, infelizmente, mas temos que saber lidar com isso. Estamos aqui para lhes tranquilizar e saberem que não precisam ter nenhum temor de irem para suas escolas” destacou o major.

Ele explicou que o aparato policial utilizado nos últimos dias em Lajeado se deve aos homicídios e prisões realizadas recentemente pelas forças de segurança, mas que não há riscos para as escolas e para quem as frequenta. Além disso, ele destacou a necessidade de haver um maior rigor no controle de acesso às escolas, mas ressaltou que isso é atribuição de cada escola definir como procederá. “Estamos abertos para fazer visitas e, analisando cada caso, poderemos sugerir medidas pontuais para cada escola”, finalizou. 

Presente na reunião, o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli, afirmou que o momento é de reforçar a prevenção, porém não há motivos para pânico e temor. O mesmo foi reforçado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, tenente Fausto Althaus, e pelo comandante da Companhia dos Bombeiros no Vale do Taquari, major Thalys Stobbe. 

- publicidade -