Certel potencializa subestações de Teutônia e Canudos do Vale

A medida visa aumentar a confiabilidade do abastecimento.

655
Créditos: Samuel Dickel Bünecker / Divulgação

Visando assegurar um fornecimento de energia cada vez mais contínuo e potente aos associados, a Cooperativa Certel está investindo na potencialização das subestações de Teutônia e Canudos do Vale. Para tanto, instalou um novo transformador, com 26,6 megavolts/ampère (MVA), em substituição ao de 6,25 MVA, na subestação de Canudos do Vale, e também está implantando um terceiro transformador de 26,6 MVA na Subestação de Teutônia.

Com isso, a cooperativa busca ampliar as condições de atendimento destas duas estratégicas subestações, que abastecem municípios cujo consumo de energia alavanca progressivamente.

O supervisor de manutenção, Felipe Sonemann, diz que a medida vai aumentar a confiabilidade do abastecimento. “São equipamentos que oferecem mais tempo de resposta. É muito bom participar desses projetos com a cooperativa, que se preocupa com os associados e busca oportunizar melhorias que garantam conforto ao quadro social”, frisa.

Circuito elétrico

Ao mesmo tempo, está ocorrendo a duplicação do circuito elétrico da Subestação de Canudos do Vale. O eletricista de linha viva ao potencial, Moisés Kich, observa a necessidade deste avanço, relacionando-o com o aumento da demanda de energia. “A duplicação envolve 18 quilômetros de redes e 180 postes instalados. É bem significativo podermos participar deste momento, que proporcionará uma energia com ainda mais qualidade para Canudos do Vale, Progresso e Boqueirão do Leão”, afirma.

Para o prefeito de Canudos do Vale, Paulo César Bergmann, este aperfeiçoamento da infraestrutura é fundamental para que a região possa continuar se fortalecendo. “A energia é um insumo básico, sem o qual não se consegue progredir. É muito bom estarmos inseridos na área da Certel e recebermos toda esta atenção. A Certel é parceira do município e estamos sempre muito bem servidos, sendo que é muito raro ficarmos sem energia”, relatou.

- publicidade -