Lajeado registra primeira morte por dengue

O caso de óbito por dengue é de uma criança de 4 anos, do sexo masculino, que foi atendido no Hospital Bruno Born no dia 15 de abril

1259
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria de Saúde, segue intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti no município / Crédito: AI

O município de Lajeado recebeu nesta quinta-feira (4/5) a confirmação do primeiro óbito por dengue neste ano. Junto disso, também foi confirmado o primeiro caso de chikungunya, na quarta-feira (3/5). Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O caso de óbito por dengue é de uma criança de 4 anos, do sexo masculino, que foi atendido no Hospital Bruno Born no dia 15 de abril, vindo a falecer no mesmo dia. O caso vinha sendo analisado pela Secretaria Estadual da Saúde, e a confirmação oficial ao município ocorreu nesta quinta após o retorno dos exames.

Chikungunya

O primeiro caso de febre chikungunya registrado no município foi confirmado na quarta-feira (3/5). Trata-se de uma mulher, de 47 anos, que teve os primeiros sintomas em 27 de março, sendo realizado o 1º exame positivo em 17 de abril e o segundo exame positivo (que precisa ser realizado em caso autóctone) nesta quarta. A paciente recebeu atendimento ambulatorial no município. Foi o primeiro caso autóctone (contaminação no próprio município) na história. A paciente teve sintomas característicos da doença, sem evolução para quadro grave. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a paciente já evoluiu do quadro agudo da doença, não tendo mais a possibilidade de agravamento. 

Combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria de Saúde, segue intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti no município. As equipes de agentes de combate a endemias estão trabalhando em horário estendido para realizar visitas em residências e estabelecimentos, realizando vistorias em locais que podem acumular água parada como pratinhos de folhagens, calhas, caixas d’água, ralos e demais pontos que podem se tornar criadouros. Além disso, as equipes também trabalham aos sábados pela manhã para visitar locais que não conseguem acessar durante os dias da semana.

Durante as visitas, os agentes repassam informações de como cuidar do pátio, recolhem potes, baldes e possíveis criadouros e, quando localizam algum local com água parada, solicitam aos moradores que o eliminem imediatamente.

A aplicação do inseticida para o controle da fase adulta é realizada em locais com casos positivos de dengue, seguindo os critérios do Ministério da Saúde. O município também segue com a instalação das Ovitrampas, que são armadilhas para ovos de Aedes aegypti instaladas em pontos estratégicos do município para monitorar a distribuição e a densidade do vetor.

Em março, as equipes da Vigilância Ambiental realizaram mais de 4 mil visitas em 22 bairros do município, sendo localizados 239 focos do mosquito. Os dados de abril ainda estão sendo contabilizados. 

Boletim da dengue

– Casos positivos: 148
– Casos negativos: 304
– Casos em análise: 189
– Óbitos no ano: 1
Total de casos notificados: 642

- publicidade -