Ventiur e HOB fecham parceria para desenvolvimento de startups de saúde

Imersão em dados poderá ser utilizada, por exemplo, para encontrar áreas de atuação para melhoria dos serviços.

609
Crédito: Camile Lenz da Silva

O Hospital Ouro Branco, de Teutônia, é o terceiro parceiro da Ventiur Smart Capital no projeto de desenvolvimento de startups dentro de instituições de saúde no Rio Grande do Sul e o quarto no país.

O hospital assinou um termo de cooperação com a Ventiur e a Pivotar Serviços de Tecnologia, parceiro especializado em proteção de dados e inovação. O objetivo principal da parceria, segundo Brand, é prospectar e captar startups de alto potencial e investidores para desenvolver projetos e ações de inovação de forma conjunta, especialmente na área de health techs.

Conforme o diretor-executivo do HOB, José Paulinho Brand, é uma honra participar de uma rede de hospitais que discutem os desafios da transformação digital na área da saúde. “Queremos colocar a nossa estrutura física e de profissionais à disposição das startups para validarem seus modelos de negócio e soluções na saúde”, afirmou Brand.

Caberá à Pivotar coordenar o Núcleo de Inovação do Hospital Ouro Branco. Segundo o advogado e sócio-diretor da Pivotar, George Wieck, que é coordenador do Núcleo de Inovação, é por meio desse setor que ocorrerá a aproximação com startups que possam contribuir para melhorar os serviços oferecidos pelo hospital à comunidade. “A Pivotar atuará como interlocutora entre a Ventiur e o hospital”, destaca Wieck, que também é investidor de startups nos grupos de investimento da Ventiur.

Segundo Wieck, o foco será na busca por startups que ajudem a tornar o dia a dia do hospital ainda melhor, assim como oferecer serviços de saúde de qualidade aos pacientes. “A preferência será por serviços na área da saúde, mas demais setores também estão em vista”, salienta. A imersão em dados poderá ser utilizada, por exemplo, para encontrar áreas de atuação para melhoria dos serviços, como atendimento, rapidez das consultas e redução de filas, entre outros.

Sobre a Ventiur

Criada em Porto Alegre em janeiro de 2013, foi a primeira aceleradora de startups da Região Sul. No ano seguinte, instalou sua sede no Tecnosinos, em São Leopoldo, e passou a atuar nacionalmente como uma das aceleradoras qualificadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Programa Startup Brasil.

Ao longo de sua jornada, a Ventiur analisou mais de 8 mil startups e acelerou cerca de mil novos negócios em praticamente todos os estados brasileiros. Mais de 80 empresas receberam investimentos da Ventiur. Dentre elas, por exemplo, estão duas das ganhadoras do South Summit Brazil em 2022: Yours Bank (grande vencedora) e Pix Force (startup mais inovadora). Na edição de 2023, as startups Trashin e DigiFarmz foram finalistas, e a primeira venceu na categoria Melhor Time.

A Ventiur já teve oito exits (vendas) concluídos. Dentre eles estão a Devorando, vendida para o iFood em 2016, a Meerkat, comprada pela Acesso Digital em 2020, e a Suiteshare, negociada para a VTEX em 2021.

Atualmente, há 62 startups ativas no portfólio, das quais 80% em breakeven, ou seja, com resultados positivos em suas operações, o que gera grande confiança sobre o potencial de sucesso desses novos negócios.

A rede da Ventiur é composta por mais de 350 investidores que, no total, aportaram mais de R$ 35 milhões nos últimos anos, gerando um portfólio avaliado atualmente em mais de R$ 800 milhões.

- publicidade -