Cooperativa Languiru realiza reunião com lideranças sindicais

O presidente Paulo Birck e o vice-presidente Fábio Secchi, acompanhados da suplente do Conselho de Administração, Loiva Beatriz Trapp, receberam representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais

722
Encontro com representantes de sindicatos de trabalhadores rurais foi realizado em Teutônia / Crédito: AI

Na manhã de quinta-feira (11/5) lideranças da Regional Sindical Vale do Taquari estiveram reunidas com o Conselho de Administração da Languiru. O encontro ocorreu no auditório da Sede Administrativa da Cooperativa, em Teutônia. O presidente Paulo Birck e o vice-presidente Fábio Secchi, acompanhados da suplente do Conselho de Administração, Loiva Beatriz Trapp, receberam representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais de Teutônia, Westfália, Estrela, Cruzeiro do Sul, Colinas, Paverama e Roca Sales.

As lideranças puderam esclarecer dúvidas e sugerir ações que se alinhem ao trabalho de reestruturação da Cooperativa. “O encontro nos permite entender a situação da Languiru, informações que serão divididas com os produtores rurais que nos acessam. Nossa intenção não é questionar o porquê de tudo isso, mas termos uma perspectiva de futuro, no curto, médio e longo prazo. Expusemos a preocupação com a cadeia produtiva, tentando encontrar caminhos, mantendo os pés no chão”, destaca a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann.

Ela crescentou que essa reunião é essencial. “As lideranças sindicais também estão engajadas. A mobilização política ganha força com o envolvimento da Regional Sindical. O produtor de leite da Languiru possui uma saída melhor, mas o segmento das carnes causa bastante apreensão.”

Urgência

O vice-presidente valorizou a transparência de informações com a sociedade, principalmente associados. “A situação exige urgência. Os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, superintendência e funcionários de todas as áreas estão empenhados e buscando soluções. A tomada de decisões é baseada em números e planejamento. Estamos focados em medidas emergenciais na busca por recursos que permitam a continuidade da Languiru. Em conjunto, vamos encontrar o melhor caminho, no dia a dia já percebemos essa corrente de forças convergindo para modificar a situação em que a Cooperativa se encontra. Os sindicatos rurais são parte importante nesse processo.”

Entre as estratégias, a Cooperativa segue com o plano de redução da produção nos segmentos de aves e suínos, além da avaliação de venda do patrimônio e parcerias. “Existem negociações em andamento, estamos avaliando todas as possibilidades. Importante que a sociedade entenda que algumas dessas negociações contam com cláusula de confidencialidade, por isso não estamos autorizados a trazer mais detalhes nesse momento”, revelou Secchi.

Aprovação do quadro social

O novo presidente também alertou para o tempo. “Precisamos de ações imediatas, e não podemos sacrificar os associados. Mas a redução no volume de produção precisa ocorrer, a Languiru precisa e vai mudar, é inviável manter a Cooperativa com todas as atividades em que está atualmente. Todos os caminhos estão sendo postos na mesa, e antes da tomada de qualquer decisão, vamos convocar cada setor para expor o cenário e ouvir os envolvidos, considerando questões econômicas e sociais. Todas as avaliações estão sendo feitas com muito cuidado. O maior prejuízo está no segmento de suínos”, alertou Birck, sugerindo reuniões descentralizadas com associados nas comunidades do interior.

O cenário de extrema dificuldade enfrentado pelo segmento das carnes também foi pauta de reunião da Languiru com a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS). O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 10, em Porto Alegre, e reuniu representantes de cooperativas que atuam no setor de proteína animal.

- publicidade -