Aluna de Estrela representará o Vale em Brasília durante conferência nacional

Estudante do 9º ano da Emef Pedro Jorge Schmidt será um dos 12 delegados gaúchos na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

380
Créditos: Divulgação

Depois de escolhida em fase municipal, a aluna Damielle Vitória Schneider (14), do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, localizada no Distrito de Delfina, interior de Estrela, foi agora eleita na etapa gaúcha da 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De volta a Estrela, a jovem não escondeu a emoção ao ser recepcionada e festejada por colegas, professores e familiares. “Fico feliz. Me emocionei muito quando retornei para minha casa e minha escola como representante do RS. Sinto que cumpri minha tarefa, mas ainda não acabou”, revela.

Agora, Damielle fará parte do grupo de 12 jovens representantes gaúchos na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), a ser realizada em novembro em Brasília.

A CNDCA é um espaço de construção de propostas, cujos desdobramentos influenciam na elaboração das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

Em sua 12ª edição, foi precedida por duas outras etapas, nas esferas municipal, estadual e distrital, em um processo de amplo de diálogo sobre o tema escolhido para este ano: os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes.

Na escola 

Em Estrela, a conferência municipal ocorreu em março. Já na ocasião, Damielle teve destacada participação. “Na nossa escola já a escolhemos por isso, tanto que é a atual presidente da nossa Cooperativa Escolar, a Coopej. Ela muito nos orgulha e sua proatividade, envolvimento, serve como exemplo a outros estudantes”, frisa a diretora Carla Renner. 

A Conferência Gaúcha foi realizada de 7 a 9 de maio, na PUCRS. Conforme a aluna, a maior facilidade e desenvoltura em se expressar foi conquistada na escola. “Melhorei muito quando passei a fazer parte da Cooperativa Escolar e suas atividades. Tive muitas vezes que me expressar em público. Busquei perder o receio de me apresentar, e aprendi muito também nas oficinas”, pontua.

Damielle está no grupo de 12 pessoas que irão representar o RS em Brasília. Créditos: Divulgação

Depressão x ansiedade

O tema central da conferência trata da situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19. A aluna que pretende um dia trabalhar na área de saúde foi enfática. “Precisamos estar atentos à saúde mental das crianças e adolescentes. É necessário diminuirmos as causas e os casos de ansiedade e depressão neste público, que aumentaram muito após a pandemia”, avalia.

Na defesa de sua pauta em seu trabalho, Damielle foi taxativa. “Verificamos que quando não estão na escola, mas em suas casas, sem atividades específicas, muitas vezes sozinhas e isoladas, crianças e adolescentes têm mais chances de se tornar pessoas ansiosas e depressivas, o que se viu na época da pandemia”, disse.

“E nossa proposta apresentada é de que tanto serviços públicos como instituições, ONGs, empresas privadas, clubes e outros proporcionem atividades no contraturno escolar, sejam elas físicas ou pedagógicas e de lazer”, pontua. “Seriam ações multidisciplinares, além de atendimentos psicológicos, psicopedagogos e outros”, finalizou.

- publicidade -