Lajeado inicia terceira turma do Projeto Trilhas da Inovação 2023

Serão seis meses de aulas com a participação de 138 estudantes do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado

478
Serão seis meses de aulas com a participação de 138 estudantes do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado / Crédito: AI

Com o objetivo de transformar a educação por meio da inovação, Lajeado deu início, nesta segunda-feira (22/5) ao terceiro ano do Trilhas da Inovação, projeto da área de inovação na área educacional no município executado como parte do Pro_Move Lajeado. Serão seis meses de aulas com a participação de 138 estudantes do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. O projeto é custeado pelo município, no valor de R$ 224.500,00, e as aulas ocorrem no Senai Lajeado abordando inovação, engenharia e ciências exatas.

Durante seis meses, os alunos experimentam, no contraturno escolar, as vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora com aulas sobre eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0. “Mantivemos as mesmas vagas da última turma do Trilhas da Inovação porque entendemos que é mais uma oportunidade de despertar o conhecimento em áreas da atividade profissional. É um projeto que apresenta as diversas oportunidades que o mercado de trabalho oferece, principalmente na área da inovação”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker.

“A tecnologia da inovação para a Educação é um programa de extrema relevância dentro do processo de uma educação transformadora. Proporcionar aos estudantes novos desafios e metodologias dentro do ambiente tecnológico é conectar alunos, professores e escola à realidade de mundo que vivemos. Já formamos mais de 200 estudantes, e o “Trilhas” vem para prepará-los para um mundo cada vez mais dinâmico”, avalia a secretária de Educação, Adriana Zanatta Vettorello.

Participam do projeto alunos das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, Campestre, do bairro Campestre, São Bento, do bairro São Bento, São João, do bairro Moinho D’Água, Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Nova Viena, do bairro Olarias, Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto, São José e Vida Nova, do bairro Conventos, Santo André, do bairro Santo André, Universitário, do bairro Universitário, e Porto Novo, do bairro Carneiros.

Mercado de trabalho

As aulas são uma preparação para o mercado de trabalho. O Senai instrui os alunos com regras de comportamento, horários e vestimenta, de acordo com diretrizes de empresas e indústrias da região. Conforme a coordenadora pedagógica do Senai, Cilene Parabôa, as instruções de comportamento são mais uma forma de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

“Estabelecemos regras de convivência, de respeito aos colegas, cumprimento de horário, frequência nas aulas, tudo isso como forma de prepará-los para trabalhar em empresas e indústrias da região”, explica a coordenadora.

O aluno da EMEF São Bento, Gabriel Henrique da Cruz, 14 anos, já tinha ouvido falar sobre o curso nos anos anteriores e teve interesse em participar. “Me interessei pela inovação que o curso oferece ouvindo outros colegas da escola contar. É uma oportunidade de aprender sobre inovação e tecnologia”, relata Gabriel.

- publicidade -