Estrela lidera rankings de governança gaúcho e nacional

Município apresentou os indicadores, sendo o melhor do Brasil entre cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, e o melhor de todo o RS.

614

O município de Estrela realizou na manhã desta sexta-feira (26/5) uma coletiva de imprensa para apresentar as informações do Índice de Governança Municipal (IGM), que é divulgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Os dados apontam que Estrela se destaca no Rio Grande do Sul e em seu grupo de municípios no país, liderando as duas listas, com o Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 16.710 per capita. Entre os municípios de 20 mil a 50 mil habitantes, a ‘princesa do vale’ aparece em 1° lugar no ranking nacional. Já entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul Estrela lidera o índice, seguido de outros dois municípios do Vale do Taquari, Teutônia em 2° lugar e Lajeado em 3° lugar. Considerando todos os 5.570 municípios do país, Estrela aparece em 8° lugar.

São levados em conta três itens para realizar o levantamento: finanças, gestão e desempenho. Durante quatro meses foram realizados os levantamentos de dados para se chegar aos resultados que levam em conta os números de 2022, sendo que a pesquisa tem o objetivo de ajudar os gestores públicos a encontrar possibilidades de melhorias nos municípios.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider celebra o resultado. “Estrela consegue trabalhar nesta união para construirmos uma cidade melhor, portanto esse olhar dentro de um planejamento que valoriza a agricultura, o comércio e a indústria, sendo que temos incentivos para a pequena empresa que começa, e também para as maiores, além de também termos o olhar para a área portuária, que tem várias dessas empresas chegando, além de trazermos infraestrutura para as propriedades do interior para que o jovem possa permanecer no campo”, analisa o chefe do executivo.

Selo Ouro

Além disso o município de Estrela também ressaltou no encontro com a imprensa, o recente recebimento do Selo Ouro de Qualidade em Transparência do Sistema de Tribunais de Contas, também referente ao exercício de 2022. Esta avaliação é do Programa Nacional de Transparência Pública.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Tanta governança que não conseguem transmitir as obrigações e deixam os colaboradores sem receber PASEP.
    Lindo isso.

Comments are closed.