Estrela expande serviço de videomonitoramento

O sistema de videomonitoramento de segurança começou a ser elaborado em 2016 no município e foi instalado em 2017, e desde então coleciona altos índices na redução na criminalidade.

867
Sistema de videomonitoramento será ampliado, colaborando com o cercamento eletrônico do município / Crédito: AI

A expansão do videomonitoramento de Estrela, iniciado em 2017, irá proporcionar mais segurança e tecnologia nos próximos dias. O contrato com a empresa DGT visando o aperfeiçoamento e o avanço deste sistema que projeta o cercamento eletrônico com a AI, e que já trouxe excelentes resultados para Estrela e comunidade, foi assinado na manhã desta sexta-feira (2/6) na Prefeitura.

Participaram do ato o prefeito Elmar Schneider, o vice-prefeito João Carlos Schäfer, o secretário de Administração e Segurança Pública (Sasp), César Augusto Pereira da Silva, como também representantes dos órgãos de segurança do Estado, como a Brigada Militar e o 40º Batalhão de Polícia Militar, que também é sediado em Estrela, assim como da empresa prestadora de serviços vencedora da licitação, que é de Novo Hamburgo. Além de representantes da Câmara de Vereadores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, das secretarias da Agricultura (Smag) e também do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), áreas que deverão ter público favorecido pela ampliação e inovações.

As novas medidas e tecnologias visam reforçar os avanços obtidos nos números da segurança de Estrela desde que o sistema começou a ser implantado, e que tiveram grande peso nos resultados do Índice de Gestão Municipal (IGM) criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), órgão independente e externo que colocou Estrela como a 1ª  do Brasil no ranking em gestão nas cidades entre 20 e 50 mil habitantes, considerando-se todos os 5.570 municípios; a 1º do ranking no Estado entre todas as 497 cidades, independente da população; e a 8ª no País também entre todos os 5.5 mil municípios. “Se agora chegamos a este lugar, piorar é o que não queremos, e sabemos o quanto a segurança tem grande peso nestes resultados”, sentencia prefeito Schneider. O titular da Sasp, comandante César Augusto Pereira da Silva, completa. “Tudo vem a colaborar na construção de não somente uma Estrela mais protegida e referência quando o tema é gestão e segurança, mas também da região como um todo. Devemos sempre projetar a unidade.”

Começo

O sistema de videomonitoramento de segurança começou a ser elaborado em 2016 no município e foi instalado em 2017, e desde então coleciona altos índices na redução na criminalidade. De acordo com dados da Sasp, houve um decréscimo de mais de 75% na criminalidade na zona coberta pelo monitoramento, e há três anos não há registros de assaltos a pedestres na faixa coberta por câmeras. O sistema também é constantemente utilizado na ocorrência de acidentes de trânsito e ainda esta semana foi utilizado no flagra de um arrombamento de loja. Em um comparativo com o primeiro trimestre de 2022, outros crimes tiveram redução: abigeato (100%); Furto de veículo (75%); Roubo de veículo (67%); Estelionato (30%); arrombamento (30%); Ameaça a mulheres (29%).

Hoje operam 24 câmeras em 21 pontos do município. O projeto de expansão do sistema é para 40unidades, cada uma com até três câmeras, sendo duas fixas e uma giratória 360 graus. Agora, neste primeiro momento, serão instalados dois novos pontos com três câmeras cada, com diversos recursos tecnológicos, como a possibilidade de aproximação da imagem em até 42 vezes. Na apresentação do projeto aos presentes, foram mostrados dois vídeos recentes onde as câmeras tiveram grande valia na prisão de um assaltante que cometia um arrombamento e na investigação de outro roubo realizado por uma quadrilha a uma loja. Depoimentos de profissionais da segurança presentes à assinatura confirmaram a validade dos recursos tecnológicos.

Interior

Os locais dos novos pontos é que, até para efetividade do novo passo, são mantidos ainda em segredo, mas serão agora focados em áreas que estrategicamente beneficiem principalmente, neste primeiro momento, o interior. “O bandido é deliqüente, mas não é burro. Tanto que quando estive no comando do 40º Batalhão, como também quando trabalhei no presídio, tinha contato direto com eles. Sabemos de suas estratégias, e entre elas está sempre atuar ou fugir para locais que representem menos perigo para eles. E o interior é assim visto por eles. Imaginem o nosso, cheio de artérias viárias, boas estradas, rico em maquinário e posses. Precisamos então dificultar a vida deles, representar repressão eficiente para que não atuem por aqui”, considerou o secretário César Pereira da Silva, ao lembrar que Estrela já conta com a Patrulha Rural e em breve também será beneficiada com o GPS Rural.    

Sistema OCR

Uma das novidades da expansão será a utilização de câmeras com o sistema OCR, que interligado e integrado à rede de base das secretarias de Segurança Pública do Estado e também da Fazenda ajudará não somente na identificação facial de pedestres como também de carros que possam ser roubados ou estarem irregulares, com multas ou mesmo o IPVA atrasado. O espelhamento das imagens beneficia também a Polícia Civil e é utilizado em investigações criminais.    

Totens

Outra novidade, segundo o técnico da secretaria, Adilson Heleno da Silva, que coordena o projeto em Estrela desde o seu início, é a instalação de totens de segurança inteligentes em pontos estratégicos do município. O sistema foi apresentado e experimentado na Multifeira há dois anos, e na época apresentado pelo prefeito Schneider ao então governador Ranolfo Vieira Júnior. Aprovado, o primeiro será instalado na Escadaria de Estrela, área de grande circulação de pessoas, boa parte turistas, o que pode ser um facilitador para pessoas que não conhecem o município e pontos como Polícia Civil e Brigada Militar caso necessário. “O crime se desloca. Precisamos deslocar o criminoso para longe daqui. Estamos levando a segurança até o usuário”, comentou o diretor da DGT, Henrique Bohneberger.

O totem permitirá, por exemplo, que as pessoas entrem em contato diretamente com a Brigada Militar. O caminho oposto também será permitido, através da utilização de altofalantes e sistema de alarmes e sirenes. Mas a principal novidade será a possibilidade de reconhecimento facial realizado através de câmeras do aparelho, sempre ativas, que poderão ser utilizadas na busca de fugitivos, desaparecidos ou mesmo para o registro em tempo real ou posterior de ocorrências.    

LED

Também será ampliado o sistema de LED-zona segura, que sinaliza por meio de cores se a área está ou não segura, como por exemplo, quando por ocasião do enfrentamento de algum problema, inclusive congestionamentos. O azul indica aos motoristas e pedestres que a área está livre de problemas e ocorrências; o amarelo exige atenção e o vermelho é o indicativo de que algo está em andamento. O sistema de LED já está em uso em dois pontos do município (rótula da rodoviária e Calçadão) e a ideia será a sua utilização nos demais.

Inteligência Artificial

De acordo com o técnico Adilson Heleno da Silva, o “grande cérebro de tudo” será o sistema que Estrela estará incorporando e interliga todas estas ferramentas através do uso de Inteligência Artificial (IA). “O projeto contempla a integração de software de IA, o qual auxiliará o sistema de videomonitoramento com a análise instantânea das imagens, fazendo a varredura na identificação e procura de veículos à pessoas em situações nas quais determinadas operações necessitem. Um exemplo disso pode ser descrito: procurar veículos de cor preta sedan que passaram pela cidade nas últimas 24h. Isso traz agilidade nas análises das imagens e identificações. Essa ferramenta é a última geração utilizada em países de primeiro mundo em aeroportos e vias públicas no combate ao terrorismo e outros crimes.”

Segundo o coordenador de segurança da Sasp, coronel Abreu Fernandes, que era o comandante do 40º BPM de Estrela em 2017, quando o sistema entrou em operação, Estrela avança forte em todas as áreas quando o assunto é segurança. “Os resultados já são excelentes, mas para que siga assim é necessário que se conheça bem a realidade da cidade e haja integração, um trabalho conjunto com outros setores, o que já está bem acertado em Estrela, mas deve seguir evoluindo, pois quem sai ganhando é a nossa população”. A verba para a execução dos projetos fazem parte de emendas do Deputado Federal Giovani Feltes através de intermediação do vereador Ernani de Castro.

- publicidade -