Projeto Vet na Rua atende mais de 100 animais em regiões de vulnerabilidade social de Teutônia

Voluntários realizaram ações no Loteamento 8 e no Morada do Sol, em Canabarro.

918
Auxiliares de Veterinária durante ação. Créditos: Divulgação

Promover atendimento humanitário para animais em regiões de vulnerabilidade social. Este é o propósito do projeto Vet na Rua, idealizado pela médica veterinária Yasmin Cunha em parceria com o grupo de proteção animal Patas Solidárias, de Teutônia. A proposta tem como foco a prevenção de doenças e o bem-estar animal, por meio de campanhas de vacinação e controle de endo e ectoparasitas. Ainda, busca incentivar o controle populacional de animais e controle de zoonoses (doenças que podem passar dos animais para as pessoas).

O projeto é inspirado no “Médicos Veterinários de Rua”, que é uma extensão da ONG Médicos do Mundo. Segundo Yasmin, promover a saúde e bem-estar animal também é promover a saúde pública, já que ambos convivem diretamente. “No mês de maio tivemos dois fins de semana de ação, em que vacinamos e vermifugamos mais de 100 cães. Começamos pelo Loteamento 8 e Morada do Sol, no Bairro Canabarro, devido ao grande número de animais abandonados ou semi-domiciliados. Após breve avaliação veterinária, são aplicadas vacina polivalente importada, vermífugos e antipulgas nos cães”, cita.

Próximos passos

Yasmin explica que as ações serão sempre mensais, porém o número de animais atendidos varia, uma vez que o projeto depende de doações. “Iremos sempre divulgar as datas e locais das ações com antecedência. Seguimos em busca de empresas ou parceiros que queiram apoiar o projeto. Com as doações que rebemos, conseguimos comprar uma caixa de vacina polivalente (25 doses), que serão usadas na próxima ação, a ser realizada em 17 e 18 de junho, para fazer o reforço nos animais vacinados. Precisamos ainda de mais doses para aplicação nos demais”, cita. O grupo também recebeu doação de 13 microchips, que serão implantados nos animais na oportunidade.

O projeto teve apoio ainda da médica veterinária Jéssica Chusanni e das auxiliares de veterinária Brenda Martins, Lais Flores e Cristiani Cardoso, bem como dos protetores do Patas Solidárias Berta Barbosa, Aline Larssen, Alici Feyh, Letícia Gomes e Elizio Sales.

Créditos: Divulgação

Conforme Alici, os moradores também receberam carteira de vacinação dos animais e assinaram termos. “Nosso projeto é sério e impacta na saúde pública do município. A vacinação protege e, junto com a castração, é nosso objetivo primordial. Todos nos recepcionaram muito bem”, comenta.

Ela, que também é vice-diretora e professora da Emef 24 de Maio, cita que a escola possui fichas gratuitas para castração de animais pelo Município. “O grupo também tem parceria a baixo custo com uma veterinária para esterilização de cães e gatos”, sinaliza.
O projeto aceita doações de medicamentos e valores em dinheiro, que podem ser feitos via PIX para o CNPJ do grupo, 28.325.076/0001-06.

Confira a entrevista completa com Yasmin Cunha e Alici Feyh:

- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.