Teutônia decreta situação de emergência em decorrência da enchente

667
Estrada da várzea foi uma das danificadas / Crédito da foto: Camille Lenz da Silva

Teutônia oficializou nessa semana o decreto de emergência em razão dos estragos causados pela enchente. O decreto objetiva agilizar e viabilizar a obtenção de recursos para a recuperação. O Município aguarda a homologação do decreto por parte do Estado.

Teutônia registrou uma das maiores enchentes dos últimos anos na sexta-feira (16/6), e agora trabalha para recuperar estradas, pontes e residências de moradores que perderam o que tinham com a água.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destacou o comportamento climático e a rapidez da elevação das águas. “Geralmente os ciclones vêm da região centro-sul, mas dessa vez veio do norte, e a água que desceu da Serra se acumulou e rapidamente inundou nossos riachos e arroios”, citou.

Com o rastro das águas, vieram os prejuízos. O secretário de Planejamento e Mobilidade e coordenador da Defesa Civil de Teutônia, Pablo Jeremias Chrestani, falou sobre os danos a pontes e rodovias. “Acordamos na quinta-feira (15/5) em estado de alerta e passamos o dia monitorando os arroios e riachos, que ainda estavam em nível seguro. Porém, pelas 21h, em fiscalização junto ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, para a nossa surpresa, em 40 minutos o arroio subiu 60cm, e aí começou nossa corrida contra o tempo”, disse.

Pontos de reparo

Chrestani informou sobre a situação das vias no município e em cidades vizinhas como Paverama e Poço das Antas. “A estrutura da ponte entre Linha Clara e Pontes Filho está, de certa forma, intacta, porém as cabeceiras foram totalmente danificadas, bem como o acesso. A ponte do Arroio Posses foi liberada nesta segunda-feira (19/6), mas continuaremos a monitorá-la. Em Linha Ribeiro, a água passou por cima da ponte, mas não a danificou. Outros locais críticos são em alguns pontos da Várzea, que já estão demarcados, e da estrada da Harmonia, que sofreu deslizamento e tem buracos, e terão atenção mais especial essa semana”, apontou.

Para o coordenador, o pior ponto de todos é a ERS-419, que segundo ele está praticamente intrafegável. “O talude junto ao campo do Cruzeirinho está cem vezes pior”. Já entramos em contato com o Daer, que confirmou que a obra da rodovia já foi liberada, apenas aguarda o início pela empresa, que será a Construtura Giovanella”, completou”, completou. A obra do talude foi iniciada nesta quarta-feira (21/6) pelo DAER.

O secretário ainda ressaltou que primeiro serão recuperadas pontos com mais facilidade de reparo. “Em Pontes Filho, por exemplo, será mais demorado”, lamentou.

Forneck pontuou: “A enchente nos ensina muito. Na Rua Adolfo Hunsche, que dá acesso à Laticínios da Languiru, por exemplo, há um córrego, e vimos a vasão da água na sexta-feira. Abriremos uma valeta maior para que o fluxo despache mais rápido. Também abriremos mais um tubo reserva”, comentou.

Corrente de solidariedade

A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, que ajuda a coordenar o recebimento de doações para as cerca de 50 famílias atingidas pela cheia, das quais 10 perderam tudo, destacou a solidariedade das pessoas e empresas e, inclusive, dos municípios vizinhos. “Agradecemos à Emef Guilherme Sommer pela cedência do ginásio, que está servindo como ponto de apoio e central. Estamos trabalhando nesse espaço desde as 13h de sexta-feira (16/6). Hoje a maior necessidade são móveis e eletrodomésticos, como geladeiras, fogão, cama de casal, balcão de cozinha, mesas e cadeiras”, citou. A prefeitura também colaborou com a limpeza das casas das famílias, as quais foram invadidas pela água.

Aline contou que a Prefeitura ainda estuda qual destino dar às roupas, devido à quantidade recebida. “Foi muito bonito o gesto, todos doaram o que puderam. Sabemos que existe a possibilidade de novas cheias, mas também vemos que outras cidades estão precisando muito de ajuda”, comentou.

- publicidade -