Orquestra Municipal de Imigrante lança turnê pela Alemanha no dia 19

Grupo realizará sete apresentações entre os dias 23 de julho e 7 de agosto.

2768
Crédito: Cris Thomé / AI Prefeitura de Imigrante

O município de Imigrante estará novamente representado na Alemanha, através da sua Orquestra Municipal. A viagem dos 21 integrantes acontece 10 anos depois da primeira turnê, e ocorre de 23 de julho até o dia 7 de agosto. Ao todo serão sete apresentações em cidades da Baviera, Alta Saxônia e Saxônia.

O projeto, aprovado pela Lei Rouanet, já conta com patrocínio da Metalúrgica Hassmann, STR Lajeado, Grupo Medical San e Biscoitos Klain. O repertório trará músicas de grandes clássicos brasileiros, incluindo “Aquarela do Brasil” e “Águas de Março”, rio-grandenses como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, de Leonardo, e latinos, como “Mercedita”.

Antes da viagem, ocorrerá um evento de lançamento da “Turnê Orquestra Municipal de Imigrante na Alemanha”, no Centro Comunitário Arroio da Seca, no dia 19 de julho, às 19h30. As apresentações serão registradas em vídeos e fotos e colocadas à disposição nas redes sociais e Youtube da Orquestra Municipal.

Além da apresentação musical, com o repertório a ser tocado durante a turnê, será realizada uma conversa com os músicos que representarão o município durante a viagem. Haverá também a apresentação da categoria mirim do grupo de danças Sonnenlicht.

Apresentações

26/7: Kohlberg – Baviera
27/7: Hersbruck – Baviera
28/7: Kirchensittenbach – Baviera
30/7: Weiherhammer – Baviera
2/8: Marktredwitz – Baviera
4/8: Dessau-Roßlau – Alta Saxônia
5/8: Leipzig – Saxônia

Sobre a orquestra

A Orquestra Municipal de Imigrante iniciou suas atividades em março de 1993, sob a coordenação do maestro Astor Jair Dalferth. A distribuição instrumental é de uma Big Band Standard, com naipes de saxofones, trompetes, trombones, apoiados rítmico e harmonicamente por teclados, percussão, guitarra e baixo.

São apresentações com instrumentistas, maestro e solistas de alto nível, interpretando clássicos da música brasileira, mundial e do cinema, num formato instrumental. O grupo realiza ensaios semanais e seus músicos são formados em oficinas de música.

Ao longo de sua trajetória, a orquestra realizou projetos pela Lei Rouanet e ProCultura, divulgando a música instrumental em várias cidades do Rio Grande do Sul. Em julho de 2013, realizou sua primeira turnê pela Alemanha, com nove concertos. Para essa viagem, gravou o CD Tour Alemanha 2013 com temas marcantes da trajetória do grupo.

A Orquestra participou das gravações dos CD’s Imigrante Música e Vida volume I, em 1996, e volume II, em 2003. Em 2004, para maior integração do público, inseriu as artes cênicas (dança). Esse trabalho está sendo desenvolvido pela coreografa Leocardia Stapenhorst.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.