Univates oferta bolsa de estudo em TI a estudantes negros 

253
Crédito: Natália Nissen / Univates

A Universidade do Vale do Taquari – Univates ofertará uma bolsa permanência concedida pelo Edital Carrefour 2022. O benefício, no valor de R$ 1.000 mensais, destina-se a um estudante negro do curso de Engenharia de Software.

O contrato entre a Universidade e o Carrefour foi assinado no mês de março, preparando o terreno para o lançamento do edital de seleção do estudante contemplado, que foi divulgado hoje. 

Os detalhes podem ser conferidos no edital disponível neste link. Tanto os alunos já matriculados na Univates quanto os novos que tenham iniciado o curso recentemente poderão concorrer à bolsa.

A bolsa, no valor de R$ 1.000 mensais, busca apoiar um estudante negro e contribuir para a promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico. A Univates espera que essa iniciativa seja um passo significativo em direção a uma educação mais inclusiva e representativa.

Comissão de heteroidentificação

Como parte do processo de seleção do estudante que será beneficiado com a bolsa permanência do edital Carrefour, a Univates formou uma comissão de heteroidentificação composta por representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

A nomeação dos membros foi publicada na quarta-feira (5/7). Essa equipe terá a responsabilidade de avaliar os candidatos, garantindo que a bolsa seja destinada a um estudante negro que atenda ao especificado no edital.

A criação dessa comissão é um passo importante para assegurar a justiça e a transparência no processo de seleção, reafirmando o compromisso da Universidade com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Relevância institucional

De acordo com a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, as questões étnico-raciais são prioridades para a universidade.

“Um dos nossos objetivos estratégicos neste momento é pensar uma política de ações afirmativas nos diversos níveis e cursos ofertados, ou seja, ampliar essas oportunidades. A possibilidade de participar especificamente deste edital coloca em movimento uma série de questões que pretendemos implantar ao longo do tempo, envolvendo atração, permanência e vivência estudantil dos diferentes sujeitos, algo que é próprio de uma Instituição comunitária como a Univates”, explica ela. 

Conforme a professora Morgana Domenica Hattge, representante da Univates envolvida na iniciativa, sabe-se que o Brasil é um país marcado pela desigualdade social, que tem um forte componente étnico-racial. “A Univates tem enfrentado com coragem esse debate, reconhecendo a importância de aumentarmos a diversidade no ambiente universitário. O acesso ao Ensino Superior pode ser um forte aliado na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, argumenta ela. 

- publicidade -