Diretorias se movimentam para formar elencos para o Regional 2023

1665
Expectativa está alta para a competição regional / Crédito: Carla Beckmann

A menos de 1 mês para o início do Campeonato Regional da Aslivata 2023 – 6 de agosto –, o bastidor do futebol amador está movimentado na região. Quem fica? Quem sai? Quem entra novo? Os clubes interessados em participar (Série A) tiveram até ontem (7/7) para pagar 50% da taxa de inscrição – o saldo deve ser pago até dia 31 de julho. A reunião técnica definitiva da Série A será no próximo sábado (15/7).

Embora a data de ontem era limite para pagar parte da inscrição, não se descarta uma flexibilização até o dia da reunião técnica. Paralelo a isso, a reportagem da Folha Popular contatou membros de alguns clubes para saber como está a preparação para a competição regional, entre participantes e ausentes em 2023.

O Juventude de Guaporé, que participou na edição anterior, estará presente neste ano novamente nas categorias Aspirantes e Titulares. O elenco está praticamente fechado.

O Palanque de Venâncio Aires não participará do Regional 2023, mas estará presente em outra competição regional do Vale do Rio Pardo. O clube diz não concordar com as decisões jurídicas tomadas pela Aslivata em relação aos acontecimentos do ano passado, assim como as modificações feitas para o campeonato deste ano. “Um ótimo campeonato a todos. Quem sabe voltamos em outro momento”.

O Boavistense de Boa Vista do Sul, último campeão – 2019 – tem participação incerta ainda. “Mas acreditamos que a maneira de organizar com todos jogadores liberados prejudica times menores, como o nosso, alguns times montarão um Aspirantes, por exemplo, mais forte que muito time principal. Por isso a nossa dúvida, até porque estamos em reformas e queremos e precisamos de dinheiro para isso”, responderam.

O Juventude da Westfália participará novamente nas categorias Aspirantes e Titulares. O elenco terá a base do Campeonato Intermunicipal com jogadores da casa, além de Ricardo Zuchi, Mano Nunes e demais reforços. Atletas que já vestiram o fardamento do Ju voltarão a representar o time de Linha Berlim: Cabelo, Roger, João Schroer, Capela e Giba.

O Esporte Clube Arroio da Seca (ECAS) de Imigrante já confirmou sua participação após pagamento da inscrição. O elenco está quase fechado, faltando algumas peças. Será um grupo com a base de jogadores da casa: Felipe, Tiago, Oscar, Allan, Dolf, Thomas, Ralf, entre outros. Ainda haverá reforços: Alencar (ex-goleiro Palanque); Ceará (ex-7 de Setembro); Jones (ex-Palanque); meia Vagner (ex-Caxias) e zagueiro Vagner (ex-São José).

O Minuano de Canudos do Vale, a princípio, jogará a competição regional. A base do elenco será a mesma da equipe vice-campeã da Taça Integração da Aemaso. Haverá reforços de fora.

A Associação Esportiva São Pedro (ASSESPE) da localidade de Grão Pará, em Venâncio Aires, último vice-campeão (2019), não participará neste ano. Ano passado, o clube disputou na categoria Veteranos e em 2019 chegaram na final contra o Boavistense nos Titulares.

O Fortes e Livres de Muçum não jogará neste ano. O clube diz que teve muitos gastos no ano passado e em outras competições que já disputaram em 2023. “Como será liberado e de alto nível, optamos por ficar de fora, mas no próximo ano participaremos”.

O Canabarrense de Teutônia confirma presente novamente no Regional. A base do elenco será de jogadores da casa, mais reforços que estão em fase de negociação.

A Associação Esportiva Forquetense de Arroio do Meio não participará do Regional 2023 por motivos financeiros.

O Fluminense de Mato Leitão, atual campeão da categoria Veterano, participará do Regional novamente nas três categorias – Aspirantes, Titulares e Veteranos. O elenco principal terá jogadores que foram campeões com o Flor de Maio em 2017 e contratação de ex-atletas profissionais.

O Juventude de Taquari participará do campeonato deste ano com a base do Municipal, atual vice-campeão, e alguns reforços. Nos Aspirantes, a base será do Furacão, atual campeão municipal de Taquari.

O Brasil de Marques de Souza está confirmado para a edição 2023 nas categorias Aspirantes e Titulares. O elenco será a base do ano passado, com alguns reforços.

O Riograndense de Imigrante volta a participar do Regional após 7 anos. Sua última participação foi em 2016. O clube foi campeão em 2006. O elenco está fechado, com valorização dos atletas da casa. Alguns mais experientes e outros mais jovens para dar rodagem. A ideia é estar ativo em 2024 no centenário do clube.

O Taquariense de Taquari, atual campeão municipal, é presença confirmada na competição. Deve-se manter a base da comissão técnica e também atletas.

O Estudiantes de Lajeado jogará novamente o Regional, com a mesma comissão técnica e também atletas, como o goleiro “Poio”. Reforços estão em negociação.

O 7 de Setembro de Capitão não participará do Regional neste ano. A base do elenco do ano passado deve formar o time do Serrano de Encantado, que estará na competição.

O Rudibar de Bom Retiro do Sul confirma participação na categoria Veteranos.

Rui Barbosa de Arroio do Meio, São Rafael de Cruzeiro do Sul, Sete de Setembro de Arroio do Meio, Missões de Soledade, Nova Berlim de Canudos do Vale e Tiradentes de Nova Bréscia são clubes de possível participação. A reportagem não conseguiu contato.

- publicidade -