Reunião-almoço da Acil recebe palestra sobre construção civil e sua evolução no Brasil

Bruno Balbinot falou para mais de 120 pessoas nesta quarta-feira (12/7).

211
Crédito: Lucas Santos / AI Acil

O co-fundador da Ambar, startup focada em soluções tecnológicas para a construção civil, Bruno Balbinot, foi o palestrante da reunião-almoço que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta quarta-feira (12/7).

Ele explicou os processos de inovação aplicados pela empresa nos produtos que entregam clientes. “Nossa grande sacada foi transformar em peças todas as partes que compõem uma construção. Assim, conseguimos ter a mesma proposta de valor com mais produtividade e baixo impacto ambiental”, citou

Balbinot abordou o tema “Uma jornada empreendedora: levando a construção civil para a era da manufatura” para as mais de 120 pessoas presentes. Segundo o palestrante, a construção é um setor que gera impacto negativo para o meio-ambiente em função dos resíduos.

A proposta da Ambar é diminuir esse impacto e reduzir o tempo de obra, industrializando, em grande escala, os componentes utilizados na construção de casas e minimizando o desperdício das obras.

Processo

Para o empreendedor a construção civil, por ser um trabalho artesanal, acontece de forma muito fragmentada e envolve vários profissionais até chegar o momento da entrega final. “Uma construção ocupa inicialmente um arquiteto ou engenheiro e vai passando por diversos processos até chegar no empreiteiro para, aí sim, ser montado o canteiro de obras. Nós oferecemos soluções que podem reconstruir a construção civil”, comentou.

Balbinot, usou como exemplo a indústria automotiva, onde a base do veículo é a mesma e ali são fabricadas unidades para diferentes marcas, citando que a sua empresa atua da mesma forma. “Nós pegamos os processos mais artesanais da construção e os transformamos em peças. Isso nos permite desenvolver materiais que podem ser usados em qualquer obra, o que torna a construção mais rápida, econômica e com menos impacto ambiental”, frisou.

Crescimento

De acordo com o palestrante, o Brasil oferece grandes chances de crescimento para a construção civil. “Atualmente, um milhão de famílias são formadas por ano no país. Essas famílias querem casas para viver. Oferecer a elas construções com tempo de espera menor e com uma redução no investimento da construção foi o que nos destacou como negócio”, completou.

Por ser um setor que opera de forma mais artesanal, Balbinot comentou que a construção não é tão digital como pode vir a ser. “Ainda há uma resistência na implantação de tecnologia na construção civil. Porém, nós temos que pensar em oportunidades de fazer diferente, pois isso pode nos levar a ter grandes resultados”, adiantou.

O palestrante apresentou um software que foi desenvolvido e faz parte do portfólio da Ambar. Trata-se de sistema que centraliza todas as informações das construções. De forma organizada e on-line, ele reúne todos os dados de governança, linhas de fluxo da obra e as trocas realizadas nas construções.

Mercado

Balbinot revelou que, atualmente, a empresa está presente em mais de 2.000 obras no Brasil e que, das 120 maiores construtoras do país, 92 já utilizam suas soluções. “Apesar de 76% das maiores construtoras brasileiras utilizarem nossos serviços, nós vendemos apenas 2% do nosso potencial”, citou.

A Ambar foi criada em 2022. Com 10 anos de atuação, registra um crescimento de aproximadamente 45% a cada ano. Em 2022, a empresa iniciou operações também nos Estados Unidos, considerado hoje o maior mercado de construção do mundo. “O mercado americano é gigantesco e nós estamos apenas iniciando a trajetória por lá. Ainda temos muito a crescer e desenvolver, pois lá alguns processos são mais simples que no Brasil”, comentou.

- publicidade -