Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura ocorre nesta terça em Teutônia

Evento espera reunir 200 pessoas na comunidade Martin Luther, a partir das 8h30.

472
Crédito: Anete Lusina / Pexels

Nesta terça-feira (18/7) ocorrerá o Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura, junto à Comunidade Martin Luther, em Teutônia. Organizada pela Emater/RS-Ascar e Associação Teutoniense de Apicultores (ATA), a atividade visa a debater alternativas para o combate da mortandade de abelhas, buscando debater e apresentar soluções práticas para estes problemas.

A Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo um trabalho de manejo integrado nas culturas de milho, soja e trigo desde 2014 nos municípios de Teutônia, Dois Lajeados, Estrela, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. Este trabalho tem como resultado a redução de custos das lavouras em torno de 13% e do uso de defensivos em até 50%.

Por meio do acompanhamento dos produtores neste período, a entidade observa dificuldades de controle de algumas plantas daninhas, bem como relatos de suspeita de resistência de algumas espécies herbicidas.

Por outro lado, todos os anos têm sido relatados casos de mortalidade de abelhas, atribuídas, erroneamente ou não, ao uso de agrotóxicos.

Segundo o responsável técnico da ATA, Adilson Cord, as abelhas têm papel fundamental para o processo de polinização e, consequentemente, para a manutenção da biodiversidade.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries, salienta que a intenção do encontro é buscar soluções sem que haja prejuízos em qualquer das partes. “Hoje em dia há estudos que indicam a possibilidade de consorciar o cultivo de grãos em lavouras visitadas por abelhas em um tipo de manejo que tem impacto muito positivo”, analisa. 

Confira a programação

8h30 – Recepção

9h – Estratégias de manejo de plantas daninhas de difícil controle, com engenheira agrônoma e doutora Catarine Markus, professora na Faculdade de Agronomia da UFRGS na área de Herbologia

9h50 – Soja e abelhas: uma integração harmônica possível, com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Décio Luiz Gazzoni

10h40 – Mesa redonda

11h45 – Encerramento

12h – Almoço

Conforme a Emater, os palestrantes foram escolhidos em função da relevância do trabalho desenvolvido em ambos os temas, do seu reconhecimento, inclusive, em âmbito internacional e da certeza de oferecer soluções práticas aos produtores. O público estimado é de aproximadamente 200 pessoas.

- publicidade -