Lajeado e Arroio do Meio apresentam ao Estado projeto para construção de ponte entre municípios

Obra envolve custo global superior a R$ 11 milhões e deverá ser custeada pelos dois municípios e pelo Governo Estadual.

636
Crédito: Divulgação

As Prefeituras de Lajeado e Arroio do Meio apresentaram nesta segunda-feira (7/8) ao Governo do Estado o projeto para a construção de uma nova ponte que ligará os dois municípios. A proposta foi feita durante reunião no Palácio Piratini, com o Secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior.

Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado, explica que uma obra como esta contribuirá para melhorar o trânsito entre as duas cidades. “E seria uma alternativa segura e acessível para quem trafega entre os dois municípios. Estamos propondo esta parceria com o Estado pensando em ampliar a segurança e qualificar a mobilidade urbana para nossas comunidades”, pontuou.

“Trata-se de mais uma obra histórica que vai desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana”, destacou o Scherer, o que foi endossado pelo prefeito Danilo Bruxel, salientando que a Ponte de Ferro será preservada, pois é um patrimônio histórico da comunidade de Arroio do Meio e região.

Participaram ainda o secretário de Administração de Arroio do Meio, Aurio Scherer, e o engenheiro Isidoro Fornari, além do deputado Dirceu Franciscon, responsável por articular o encontro.

O projeto

O projeto apresentado abrange a preservação da histórica Ponte de Ferro existente, inaugurada em 1939, com a construção de uma nova estrutura ao lado da antiga, que faz divisa com o Bairro Universitário, em Lajeado, e a Barra do Forqueta, em Arroio do Meio. 

A ponte terá duas pistas, com um comprimento total de 126,90 metros e será executada em estrutura de concreto armado. A nova ponte funcionaria como uma opção à ERS-130, servindo como ligação entre os dois municípios.

A proposta da construção envolve colaboração entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, que aportariam metade dos custos da empreitada como contrapartida, enquanto o restante ficaria ao encargo do Estado. O custo global estimado para a realização do projeto é de R$ 11.835.233,12.

O próximo passo será a análise da proposta pelo Governador do Estado, Eduardo Leite.

- publicidade -