Emef Edgar da Rosa Cardoso, de Fazenda Vilanova, é uma das vencedoras de concurso do Instituto CCR

Professora Jéssica Reis Brandão foi a representante da escola.

850
Membros da escola e da Smec com alunos do 4º ano. Crédito: Camille Lenz da Silva

O município de Fazenda Vilanova tem mais um motivo para comemorar quando o quesito é Educação. Isso porque nesta segunda-feira (7/8) foi divulgado pelo Instituto CCR que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso é uma das 10 vencedoras do concurso cultural do programa Caminhos para a Cidadania de 2023.

Ao todo, foram 81 projetos inscritos. Conforme Janete Beatriz Rodrigues, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Vilanova, a cidade ficou entre os 30 finalistas com três projetos em cada uma das escolas de ensino municipal, e dentre os 10 vencedores esteve o projeto “O Meio Ambiente é o que fazemos com ele”, cuja representante foi a professora Jéssica Reis Brandão. “É uma conquista para escola e para todo o município”, explica.

No caminho certo

A professora Jéssica, de apenas 25 anos, recém deixou o cargo de monitora para se tornar efetivamente professora dos anos iniciais. O prêmio, segundo ela, é resultado do seu otimismo e do olhar para os pequenos detalhes. “Sou muito otimista, e quando decidi ser professora pensava em mudança. Tudo o que me dedico a fazer penso em como posso fazer diferente para impactar mais, desde uma simples atividade em sala de aula. Esse projeto é um pouco do que eu queria fazer no mundo inteiro, e quando vem uma premiação por ele, a gente vê que está no caminho certo. Os próprios alunos sentiram o impacto de que, se pudermos fazer um pouco pelo meio ambiente, valerá a pena, não sempre em forma de prêmio, mas sim no pensar sobre o que estamos fazendo pelo mundo em que vivemos”, explica.

Ela reforça que as crianças são o futuro, e que é preciso depositar otimismo nelas para que se sintam capazes de fazer a diferença e que tenham consciência de que tudo o que farão terá um resultado. Um prêmio como este, segundo ela, motiva ainda mais. “Poder representar o município em um projeto nacional foi muito importante e emocionante.

Marlene Cristiane Zanini, supervisora dos anos iniciais da Emef Edgar da Rosa Cardoso, explanou que primeiramente o instituto ofertou um curso para todas as escolas interessadas, e então os professores concluintes poderiam se inscrever para o programa. Segundo ela, apesar de ser desafiador, o projeto foi muito gratificante. “No município as professoras pensam muito no aluno e estão sempre dispostas a novas propostas. Logo que abrimos a oportunidade a professora Jéssica disse que tinha um projeto que poderia adaptar, e então nos unimos e o colocamos em prática. Enquanto fazíamos, já pensávamos que o prêmio seria nosso. Foi muito bom trazer essa visibilidade para o município, foi um prêmio para todos”, finaliza.

Professora Jéssica Reis Brandão foi a representante da escola. Crédito: Camille Lenz da Silva

Sobre o concurso

O concurso envolve as cidades lindeiras a rodovias administradas pela CCR, sendo que Fazenda Vilanova está junto à BR-386. Teve como premissa valorizar e identificar ideias e experiências dos educadores das redes municipais de ensino, com materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Metodologias Ativas.

A escola de Fazenda Vilanova e outra de Pelotas foram as únicas do RS e compartilham a vitória com outros oito educandários do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Santa Catarina. Cada um deles receberá R$ 30 mil em benfeitorias na instituição de ensino, além de mentorias por um período de 5 meses até a implementação na unidade escolar e um notebook para o professor representante.

Nesta terça-feira (8/8) os 10 finalistas se reuniram de forma on-line com os membros do Instituto CCR para discutir as propostas do que cada escola fará com o prêmio e também para dar início às monitorias. Os educandários têm até novembro para por o projeto em prática. Na Emef de Fazenda Vilanova, serão implantadas composteira e lixeira seletiva, além de palestra referente à conscientização sobre o meio ambiente.

- publicidade -