“Foi a melhor viagem que fiz a Brasília”, diz prefeita de Poço das Antas

Ida à capital federal buscou captação de recursos e destravamento de processos.

438
Vânia (d) com a deputada federal Franciane Bayer e a secretária de Saúde, Anisete Schneider. Crédito: Divulgação

A prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, viajou nesta semana a Brasília, onde cumpriu agenda administrativa. Entre os principais assuntos esteve a visita ao gabinete de deputados federais e senadores gaúchos e junto aos Ministérios da Saúde, Educação e Turismo, para fazer pedidos de emendas, captar recursos e destravar processos em prol de ações planejadas para o município. A secretária de Saúde, Anisete Schneider, acompanhou a chefe do Município.

Na terça-feira (8/8), a agenda começou na Casa Civil, onde houve agenda com o secretário da Secretaria Nacional de Comunicação, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco. “Falamos sobre assuntos envolvendo a região, como a questão da Languiru. Ainda não conhecia o ministério, e ter esse acesso direto ao Governo Federal na pessoa do Maneco, que conhece nossa região, é muito importante para o Vale do Taquari. Ele desempenha um importante papel e é acessível, o que nos ajuda muito”, cita Vânia.

Após, foi realizada visita aos senadores Paulo Paim, Luis Carlos Heinze e à suplente de Hamilton Mourão, Liziane Bayer. Com a última, foi conversado sobre a Transcitrus. “Precisamos que a bancada gaúcha dê preferência ao nosso projeto, que num primeiro momento envolve a subida para o território de Brochier”, cita a prefeita, que também solicitou a possibilidade do senador auxiliar com uma mononiveladora ou caçamba para a Secretaria de Obras do Município.

Otimização de recursos

Na quarta-feira (9/8), a prefeita foi à Câmara dos Deputados. “Consegui estabelecer muitos contatos. A agenda foi boa, fomos bem recebidos, e julgo que foi uma das melhores viagens que fiz a Brasília”, disse. A melhor experiência, segundo ela, ocorreu na quinta-feira pela manhã (10/8), no Ministério da Saúde.

“Eu e a Anisete tratamos do tema mais importante, que envolve a migração do Município para o Programa Saúde da Família (PSF). Fomos recebidas por dois técnicos que nos auxiliaram a entender de onde podemos receber recursos a partir de agora. Essa migração nos abre outras portas, entre elas o ingresso na Rede Bem Cuidar, do Governo do Estado, a qual entramos recentemente. O PSF era um dos requisitos, assim como para vários outros programas dos quais não tínhamos acesso”, explica.

Segundo Vânia, a entrada no programa já habilitou o Município a receber uma ambulância e uma van para a Saúde. “Fora isso, os técnicos abriram nosso programa e nos mostraram o que era possível solicitar. Foi muito importante, porque havia várias situações que não estávamos cadastrando”, pontua.

Por fim, esclarece que muito do poder de investimento dos municípios é oriundo de emendas. “Estamos constantemente em busca de recursos, e levamos ofícios para todos senadores e deputados. Conseguimos, ainda, otimizar nosso trabalho com a presença dos técnicos”, finaliza.

- publicidade -