“Investir na 1ª infância é a melhor maneira de reduzir desigualdades”, diz médico sanitarista Daniel Becker

Palestrante inaugurou falas do 1º Seminário pela Pirmeira Infância de Colinas.

438
Crédito: Camille Lenz da Silva

Colinas realiza, ao longo desta quinta-feira (24/8), o 1º Seminário pela Primeira Infância. As atividades iniciaram às 9h com a apresentação do Coral Infanto, da Emef Ipiranga. Depois, seguiu com a categoria Kinder do Centro Cultural Morgenstern. Após, houve a sanção do Plano Municipal pela Primeira infância (PMPI), adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância e à Rede Nacional Primeira Infância e assinatura da carta compromisso da campanha Pé de Infância.

Além do prefeito Sandro Ranieri Herrmann, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Colinas, Rodrigo Horn, a representante da Undime, Elisângela Mendes, a promotora do Ministério Público de Estrela, Andreia Almeida Barros, a secretária executiva da Rede Nacional Primeira Infância, Solidade Menezes, a representante da Urban 95, Cice Galoro, a representante da Uncme, Fabiane Bittelo, a reitora da Univates, Evania Schneider e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Joriz.

Em seu discurso, a secretária de Saúde, Assistência Social e Habitação de Colinas, Angelita Herrmann, reforçou: “Façam com temperinho de vocês, mas façam. Coloquem as crianças como prioridade absoluta. Aquilo que a gente faz pelas nossas crianças hoje, vale para amanhã, para depois de amanhã e para a vida inteira. Obrigada a todos que vieram assinar conosco esse pacto pela vida, pelo cuidado e pelas famílias.”

Cice Galoro, da Urban 95, explicou que Colinas é um dos 24 municípios no país que contam com a rede. “E quando escolhemos uma cidade para participar, é porque ela já tem essa vocação, esse compromisso dos gestores públicos para fazer com que a criança esteja no centro das discussões”, disse.

Palestra magna

Mais de 300 pessoas estiveram presentes para ouvir a palestra magna com o doutor Daniel Becker, pediatra, sanitarista, palestrante, escritor e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz. Ele falou sobre os desafios da infância na atualidade e as possibilidades de enfrentamento. Segundo ele, a qualidade de vida de Colinas contrasta muito com as centenas de favelas e refugiados com as quais trabalhou no Rio de Janeiro e no Médico sem Fronteiras.

“Contrasta também não só com a miséria, mas com essas múltiplas infâncias vividas no nosso país e com as múltiplas possibilidades de gestão. Colinas se contrasta com uma gestão onde se vê todas as secretarias, a Prefeitura e toda uma região determinada, envolvida, comprometida na participação das crianças”, pontuou.

Ele esclareceu que, apesar de Colinas estar à frente de inúmeras iniciativas pela primeira infância, no Brasil o cenário não vai tão bem, com direitos fundamentais sendo negados e enfrentando negligência, violência e extrema pobreza. “Em municípios com crianças, a fome do Brasil dobrou em dois anos, em 2020 a 2022, e não é só de falta de comida que estamos falando”, disse, citando baixas nos números de vacinação, aumento nos índices de violência, entre outros.

“A gente sabe que para se contrapor a um quadro desse nós precisamos, essencialmente, de educação, saúde, investimento em crianças e em políticas sociais, renda e combate à pobreza.  Mas a coisa também não fica só no nível da sociedade e das políticas. Também na vida da família, a coisa não anda muito fácil. A gente sabe, por exemplo, que o vínculo entre pais e filhos é a base de todo o desenvolvimento infantil”, completou.

Programação da tarde

Na parte da tarde, haverá a palestra “Colinas 1.000 Dias para mudar uma vida inteira – Como nos tornamos uma cidade para as crianças”, com Ana Jasper, do Comitê Intersetorial Pela Primeira Infância de Colinas. Após, falará sobre a atenção à Primeira Infância no RS / Desafios e Avanços – Antonio Paulo Cargnin, do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, se faz presente no evento e realizará a entrega dos Selos da Rede Bem Cuidar aos municípios das Regiões 29 e 30 – Ciclo da Pessoa Idosa. Após, será inaugurada a Praça Naturalizada Iria Scheer, da Tremeca (APM Emei Pequeno Mundo) e da Rua de Brincar.

Mais detalhes na edição impressa da Folha Popular deste sábado, 26 de agosto.

- publicidade -