Trilha Ecológica homenageará antigo empresário e líder comunitário de Estrela

597

O Governo de Estrela protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de Lei que pretende homenagear Friedrich Wilhelm Seyboth, dando seu nome à trilha ecológica que está sendo construída. A Trilha do Fritz – apelido do empresário e líder comunitário – será inaugurada no mês de novembro e unirá a Escadaria ao Parque da Lagoa em um caminho pelas margens do Rio Taquari.

O prefeito Elmar Schneider e os familiares do homenageado entregaram o projeto em mãos ao presidente do Legislativo, vereador Felipe Schössler. O ato foi acompanhado também pelo vereador Douglas Daroit, que auxiliou o Executivo com o levantamento histórico.

Para os filhos Frederico Seyboth e Eleonora Seyboth Horn, e o genro Francisco Vilmar Horn, que representaram a família, será uma honra poder nomear espaço tão nobre. “Estamos emocionados. O legado do meu pai agora ficará eternizado na cidade que tanto amou”, reflete Eleonora sobre o popular pai “barranqueiro”, nome dado a aqueles que residiam na “Rua da Barranca”.

O Tio Fritz

Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, Friedrich Wilhelm Seyboth é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias que vieram a se tornar a tradicional Polar. Aos três meses foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha.

Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth.
Foi Cônsul do Grêmio Futebol Porto Alegrense e sempre que possível assistia aos jogos no estádio. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda (antes Adão Henrique Fett & Cia Ltda.) e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990.

Começou a trabalhar muito cedo carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela (hoje Escadaria). Do casamento de mais de 60 anos (até a esposa falecer em 2014) tiveram quatro filhos, Erna Ottilia, Frederico, Eleonora e Leonardo. Recebeu muitos apelidos carinhosos como Tibaco, Mulato, Fritz da Importadora, entre os quais o mais conhecido era Tio Fritz.

Participou ativamente como dançarino, junto com a esposa Hilda, do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela, tendo sido um dos casais mais idosos do grupo, do qual se desligaram somente quando a saúde os limitou.

- publicidade -