Cooperativas gaúchas apresentam pleitos para Ministro da Agricultura na Expointer

Dirigentes pediram apoio na pauta de concessão de crédito para financiamento dos produtores rurais associados.

356
Crédito: Leonardo Machado / Sistema Ocergs

A principal pauta apresentada por dirigentes das cooperativas agropecuárias gaúchas ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em encontro na Casa do Cooperativismo, na Expointer, nesta quinta-feira (31/8), foi o apoio do Governo Federal na concessão de crédito para financiamento dos produtores rurais associados que enfrentam dificuldades por conta da estiagem e das altas taxas dos insumos.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, cita que há avanços nos pleitos apresentados em Brasília em relação ao endividamento. “Formaremos grupos técnicos para discutir soluções junto ao Governo Federal. Alinhados ao RSCOOP150, o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, estamos trabalhando para ampliar as linhas de crédito e o financiamento para auxiliar o setor”, afirmou.

O ministro Carlos Fávaro enfatizou a disponibilidade do governo em buscar alternativas que atendam o setor. “Estamos aqui para construir com vocês uma solução, trazendo alternativas que irão auxiliar os produtores e o sistema cooperativo”, reforçou.

Cooperativismo

Em 2022, as cooperativas do Estado registraram um faturamento recorde de R$ 81,9 bilhões, aumento de 14,9% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do levantamento Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul.

Atualmente, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente nos ramos agropecuário, saúde, crédito e infraestrutura. A expectativa é de que nos próximos cinco anos o setor alcance 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027 – metas do RSCOOP150, plano estratégico que reforça ações para o desenvolvimento em médio e longo prazo.

- publicidade -