Em entrevista coletiva, governador confirma morte de 15 pessoas em Muçum devido às cheias

"Este é o maior volume de mortes já registrado em um evento climático no Rio Grande do Sul", confirmou o governador

1238
Registro de Muçum na noite dessa segunda-feira (4/9) / Crédito: Reprodução

O governador do Estado, Eduardo Leite, chegou a Lajeado na tarde desta terça-feira (5/9). Após conversar com o prefeito da cidade, Marcelo Caumo, em entrevista coletiva, Leite divulgou que já são mais de 21 mortes devido às cheias no Rio Grande do Sul. Na cidade de Muçum foram encontrados 15 pessoas mortas.

“Este é o maior volume de mortes já registrado em um evento climático no Rio Grande do Sul”, confirmou o governador. Leite ainda destacou o apoio de voluntários, pessoas que se somam à defesa civil para ajudar no resgate às famílias ilhadas.

A Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro cederam aeronaves e embarcações para as ações de salvamento. O atendimento será reforçado na região do Vale do Taquari. Os helicópteros estão salvando pessoas avistadas sobre árvores e telhados, além de pacientes ilhados em hospitais – como ocorreu na cidade de Roca Sales, onde 10 pessoas foram resgatadas e levadas para o hospital de Estrela. O Hospital Ouro Branco de Teutônia também recebeu dois pacientes de Roca Sales.

O governador Eduardo Leite lamentou cada uma das mortes e afirmou que a prioridade, neste momento, é evitar outras perdas humanas. “Os esforços estão concentrados em salvar vidas, no resgate e na proteção das pessoas. Desde as 7h da manhã, assim que houve condições de voo, os helicópteros do governo do Estado se mobilizaram para fazer os resgates nas comunidades mais afetadas, especialmente na região do Vale do Taquari”, destacou.

A Defesa Civil está monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas. No momento, o Taquari segue acima da cota de inundação nas estações Muçum, Encantado e Estrela.

Além do atendimento à população, o governo está trabalhando para desobstruir acessos bloqueados. Em alguns municípios, há pontes submersas ou interditadas.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que as chuvas deem uma trégua nesta terça, retornando na quarta-feira com temporais e elevados acumulados pela região de fronteira com a Argentina e Campanha gaúcha. Na quinta, as chuvas continuarão atuando na metade Sul do Estado, com condições para transtornos devido aos elevados volumes de chuva. A tendência é de que, na sexta, as instabilidades avancem sobre as demais regiões do estado com chuvas pontualmente fortes.

Segunda maior enchente da história do Rio Taquari

A segunda maior enchente do Rio Taquari atingiu seu ápice às 16h15 desta terça-feira (5/9), quando o nível das águas estabilizou na leitura junto a Estrela. Os 29,62 metros ficam atrás apenas da marca histórica de 6 de maio de 1941, quando o Rio Taquari atingiu 29,92 metros. A velocidade, a força e o volume de água causaram destruição nas cidades às margens.

- publicidade -