Balanço parcial aponta 1.250 empresas atingidas pela enchente em sete municípios

665
Crédito: Camille Lenz da Silva

Em uma semana de levantamento, uma força-tarefa formada por representantes do governo do Estado, Sebrae, Junta Comercial, prefeituras e entidades empresariais, com apoio da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, apontou que a enchente atingiu mais de 1.250 empresas em sete cidades afetadas.

O mutirão que iniciou no dia 18 de setembro foi realizado em Muçum, Roca Sales, Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Lajeado. Na próxima semana serão compilados os dados de Estrela. Além desse trabalho presencial, as entidades também estão disponibilizando um formulário online. Basta acessar o link https://forms.gle/TyhhSoma1ExDan9D8.

Segundo a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, os municípios que mais responderam o questionário foram justamente os mais afetados, Muçum e Roca Sales. Nesses dois locais, 559 empresas foram impactadas, isso representa quase 50% das respostas. A terceira é Encantado. O balanço parcial apurou ainda que 85% são dos setores de comércio e serviços.

“Nós fizemos um grande mutirão, só do Sebrae foram 10 funcionários.  O trabalho é para mapear as demandas, para que os órgãos responsáveis possam planejar formas de melhor atender os negócios. Uma mobilização importante, onde todo mundo está integrado para buscar respostas juntos”, afirma.

De acordo com o presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, a coleta de dados precisos é fundamental para a recuperação econômica. “Essa força-tarefa está captando informações de forma detalhada e mais assertiva para que, baseado nesses dados, os governos consigam construir ações e disponibilizar linhas de créditos que sejam eficientes para dar conta do grande desafio que é a reconstrução dos negócios, das empresas, para voltar a gerar emprego, tributos e renda e contribuir com o restabelecimento da economia regional.”

A CIC VT está alinhada com o plano estratégico proposto pela Federasul para reestruturação da economia do Vale do Taquari.  

O resultado oficial da pesquisa será apresentado para o governo do Estado, prefeituras e associações comerciais na próxima semana, depois dos dados serem compilados e analisados com cruzamento de informações.

- publicidade -