Superação e inspiração marcam Congresso das Mulheres Empreendedoras

619
Mulheres de diferentes regiões do Estado participaram

O 2º Congresso Mulheres Empreendedoras ocorreu nesta sexta-feira (29/9) pela manhã na CIC Bento Gonçalves. O evento iniciou com fala da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite. Ela destacou o crescimentos dos núcleos, de 37 no ano passado para 61 até aqui, envolvendo 4 mil mulheres no objetivo de dar a mão uma para a outra e construir algo diferente. Ela atribuiu ao impacto do Congresso e enfatizou a importância de ouvir histórias desenvolvidas pelos Núcleos.

Na programação, ocorreu a apresentação de quatro cases de sucesso, dos Núcleos de Canoas, Encantado, Horizontina e São Leopoldo. Os relatos comprovaram o valor de “fazer acontecer”, motivando mudanças. 

O case da ACIE Encantado foi apresentado por Vânia Pedó e Aline Magerl. Elas falaram do impacto da exposição “Faça Acontecer”, que registrou o dia a dia das mulheres e de suas empresas, dando visibilidade para as empreendedoras. As fotos foram expostas em vários locais públicos e privados, com destaque para Universidade do Vale do Taquari (Univates) e o encerramento da Suinofest.

Jaqueline Hartmann foi uma das palestrantes

Jaqueline Hartmann, atualmente head de marcas e comunicação da Docile, contou sua história dentro da comunicação, marcada por grandes desafios. Aos 24 anos, assumiu o setor de marketing da Bebidas Fruki, entre outras experiências de sucesso que inspiram.

A relações públicas destacou, no entanto, que é preciso respeitar limites do corpo e da mente para crescimento na carreira. “Não tem como ser essa pessoa que dá conta de tudo, que é perfeita”, ressaltou.

Além disso, Hartmann também lembrou da importância e orgulho que as mulheres devem ter por sua feminilidade – o que pode ser criticado no mercado de trabalho. “Tento mostrar para as gurias que a gente precisa e pode fazer a diferença sem perder o nosso feminino”, afirmou.

A jornalista e empresária Fátima Torri contou sua vitoriosa trajetória

Toda mulher é empreendedora foi o título da palestra da jornalista e empresária Fátima Torri no 2º Congresso Mulheres Empreendedoras. Ao contar sua história lembrou que “quem faz um filho, é capaz de qualquer coisa”. Fátima disse que força feminina vem desde jovem quando se recebe mais funções e mais pressões da sociedade, como cuidar dos irmãos e da casa.

Ela disse que as mulheres têm a sua primeira empresa no início da vida que se chama corpo e contou ser empreendedora desde os 9 anos destacando que o passado é quem dá a base do presente.

Dona e segura de sua trajetória, a jornalista e empresária, fundadora da FTCom e do videocast Fala Femina deu algumas dicas: “para que alto de novo aconteça, mude”. Outra dica: “quando estamos tensas, não enxergamos nada”. Finalizou lembrando que “as mulheres são submetidas a tirania da beleza e passam isso para suas filhas”.

Na sequência do dia, após as duas palestras, as mulheres seguiram participando do 19º Congresso da Federasul, que iniciou pela tarde e prossegue neste sábado.

Após as palestras, Jaqueline e Fátima participaram de um painel
Case de Encantado foi apresentado
Teutoniense contou sua trajetória e falou sobre escolhas
- publicidade -