Sessenta representantes dos setores público e privado participam de evento técnico do Colégio Teutônia

Oportunidades de qualificação profissional e demandas do mercado de trabalho pautaram encontro do 1º Café com Educação.

726
Crédito: Leandro Augusto Hamester / AI Colégio Teutônia

Cerca de 60 pessoas, representantes dos setores público e privado do Vale do Taquari, participaram da primeira edição do Café com Educação, evento realizado pelo Colégio Teutônia na manhã desta quinta-feira (26/10). O encontro destacou possibilidades de qualificação e formação técnica oferecidas pelo educandário na sua Educação Profissional, desde os cursos técnicos, programa de Jovem Aprendiz, Centro de Treinamentos, cursos de extensão e oportunidades via parceria com o Sebrae/RS. Na ocasião também foi possível ouvir as principais demandas do mercado de trabalho e alinhar parcerias.

“O mercado está carente de novos profissionais técnicos qualificados. Ao mesmo tempo, percebemos o quanto há pessoas querendo estudar e que, por vezes, não têm a oportunidade. Nosso evento busca a aproximação desses estudantes com essas empresas e entes públicos. Hoje, a grande maioria dos nossos estudantes já está colocada no mercado de trabalho, mas queremos propor uma reversão dessa lógica, com as próprias empresas e órgãos públicos indicando e auxiliando esses futuros profissionais, com bolsas de estudo e até apoio logístico para o deslocamento. É uma relação de ‘ganha-ganha’”, frisou o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske.

Nesse sentido, o Colégio Teutônia também deve disponibilizar, a partir do próximo ano, uma Central de Carreira e Banco de Currículos. “Ao mesmo tempo em que podemos ter estudantes buscando uma oportunidade, as empresas poderão disponibilizar as suas vagas de emprego”, acrescentou Nüske.

Educação e trabalho

O professor e consultor de empresas, Marcelo Orth, falou de educação e trabalho, com indicadores e cenários. “O desafio está em fortificar esse elo como instituição de ensino com o mercado de trabalho, atendendo a demanda por mão de obra qualificada, escutando as empresas para qualificar ainda mais nossos estudantes para atender essas necessidades. A formação técnica ajuda a preparar para o futuro, num mercado cada vez mais exigente, competitivo e mutável”, ressaltou.

Cursos técnicos

Os coordenadores da Educação Profissional do CT, Cristiana Terra e Mauro Régis de Oliveira, enalteceram as características e os benefícios da formação técnica. Entre outras, valorizaram a curta duração e o valor mais acessível num comparativo à graduação, a variedade de experiências práticas e as oportunidades de estágio ainda durante a formação.

Atualmente, o Colégio Teutônia conta com os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Administração, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica.

Projetos de consultoria

A coordenadora de Projetos, Fátima Fuzer, apresentou os projetos de consultoria ofertados pelo CT para todo Rio Grande do Sul. “Contamos com aproximadamente 100 profissionais, de diversas áreas, que prestam esse serviço diferenciado, levando soluções e propondo ações, a grande maioria vinculada ao agronegócio e ao meio ambiente. Há, inclusive, possibilidade de projetos em parcerias com subvenção de até 60%.”

Ações do Centro de Treinamentos e Programa de Aprendizagem (Aprendizes) também foram apresentadas, com valorização da infraestrutura diferenciada e corpo técnico qualificado, além de convênios que beneficiam cooperativas.

Por fim ainda foram apresentados casos de sucesso de parcerias do CT com a Prefeitura de Marques de Souza, Milkparts e Certel. Outras empresas, prefeituras e entidades interessadas em firmar parceria com o educandário devem contatar a secretaria do CT pelo telefone (51) 3762-4040 ou e-mail [email protected] para mais informações.

- publicidade -