Ciclo do crédito é tema de qualificação a lojistas promovida pela Cacis

A formação gratuita foi ministrada pela supervisora comercial da CDL Porto Alegre, Nutiele Freitas.

563
Crédito: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, em parceria com a Rede de Entidades Parceiras da CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC, realizou nesta terça-feira (14/11) um treinamento gratuito referente à proteção de crédito. “Desvendando o Ciclo do Crédito” foi ministrado pela supervisora comercial da CDL Porto Alegre, Nutiele Freitas.

A supervisora iniciou a fala dela trazendo dados da inadimplência no Estado e, também, em Estrela. Em outubro, a inadimplência no município foi de 24,9%, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 30,5%. “É o principal risco na concessão de crédito ou em vendas a prazo. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações”, advertiu.

Nutiele também questionou os lojistas presentes sobre como estão os processos de análise e concessão de crédito em cada empresa. “Conceder crédito implica em aceitar riscos, requer conhecimento do tomador do crédito e necessita de políticas de crédito e gestão do risco. Aliás, é de suma importância ter a política de crédito documentada, pois assim se padroniza o processo entre todos aqueles que vão trabalhar nesta área na empresa”, ressaltou.

A supervisora também apresentou os 6 Cs que compõem as variáveis básicas para a avaliação de crédito – caráter (informações referentes à índole e reputação do cliente), capacidade (potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado), capital (mensuração da situação patrimonial do cliente), colateral (garantias), condições (condições econômicas e setoriais vigentes) e conglomerado (análise de todo, como um grupo de empresas ou familiar).

O passo a passo para a liberação de crédito sugerido por Nutiele prevê que, primeiramente, se identifique o comprador, através de documentos comprobatórios. Em seguida, validar os dados, com a ficha cadastral completa e atualizada. Posteriormente, analisar os restritivos no Serviço Central de Proteção ao Crédito. E, por fim, analisar o comportamento através de ferramentas, como Score e Cadastro Positivo.

Nutiele ainda falou da gestão de risco, observando que a inadimplência é o maior risco na operação de crédito. “A mensuração da inadimplência vai indicar o grau de risco a qual está exposta a empresa. E é de suma importância fazer, no máximo a cada 60 dias, a reconsulta de crédito dos clientes, para evitar situações futuras de inadimplência”, salientou.

Ainda, trouxe sete dicas que os lojistas podem adotar no dia a dia: divulgar que a empresa trabalha com vendas à prazo e aproveitar as vantagens que essa forma de pagamento oferece, manter o cadastro dos seus clientes sempre atualizado, para facilitar a comunicação (ativação, reativação e cobrança), reavaliar periodicamente os processos de análise de crédito, consultar e incluir inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito para evitar riscos, investir na análise de crédito e economizar na cobrança, acompanhar o risco mensalmente e consultar o comprador regularmente, pois a situação econômica do cliente é variável.

- publicidade -