Secretário-geral chinês confirma intenção de ampliar importações de produtos agrícolas do RS

Reunião destacou o potencial de produção e as condições que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade.

906
Crédito: Joel Vargas / GVG

Em uma das principais agendas da Missão Gaúcha à China, representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa foram recebidos nesta quarta-feira (29/11) pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura chinês, Sui Pengfei. O objetivo é obter o reconhecimento por parte do país de zona livre de aftosa sem vacinação e a habilitação de plantas frigoríficas para a exportação de carnes.

Os destaques do Rio Grande do Sul são os status de zona livre de aftosa sem vacinação, reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) desde 2021 e de zona livre de peste suína clássica (classical swine fever – CSF) desde 2016. Antes de autorizar a importação, entretanto, os chineses fazem a sua própria certificação, além da vistoria e habilitação das plantas frigoríficas.

“Tal medida resultará na possibilidade de ampliarmos o número de frigoríficos gaúchos habilitados e comercializarmos carne com osso e miúdos para o país”, complementou Gabriel. No pleito entregue ao representante do governo chinês, o Estado reforça o seu potencial de produção e condições sanitárias que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade superior.

“Há expectativa de que as autoridades chinesas visitem o Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2024, para avaliar plantas frigoríficas que atendem as exigências deles e estão aptas a serem habilitadas. A reunião de hoje foi extremamente positiva, pois além da carne eles manifestaram interesse em ampliar a importação de frutas e até mesmo vinho. Eles também confirmaram que enviarão representação na próxima Expointer”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.

Sui Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema. “Temos um espaço de cooperação entre China e Rio Grande do Sul. Inclusive, todos os anos importamos um expressivo valor em produtos, em especial do comércio agrícola. Por isso, prevejo que há um espaço importante de crescimento”, ressaltou o secretário-geral.

Alibaba

Mais cedo, Zanchin e os deputados estaduais Edvilson Brum, Gustavo Victorino e Luciano Silveira visitaram a sede da empresa Alibaba, principal plataforma de e-commerce da China. No Brasil, o grupo opera com a marca Ali Express. “Hoje, a atividade deles é centralizada em galpões logísticos situados em São Paulo. De lá, os produtos são distribuídos para outras partes do país. Por isso, o vice-governador Gabriel Souza ofereceu o Rio Grande do Sul para a empresa expandir suas atividades”, relata Zanchin.

Freshippo

Outra empresa do Grupo Alibaba visitada pelos deputados, empresários e membros do Governo do Estado foi o supermercado Freshippo. O local tem uma avançada estrutura de logística para a entrega de mercadorias compradas por aplicativo — uma tendência na China após a pandemia.

- publicidade -