Estrela avança na ampliação e modernização do videomonitoramento e sistemas de segurança

Sistema começou a ser implementado em 2017 e desde então tem recebido constantes investimentos.

675
Crédito: Sasp Estrela / Divulgação

Em junho, o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Sasp), anunciava à comunidade o projeto “Estrela uma cidade segura para se viver”, que visava a ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da cidade.

Transcorridos os processos burocráticos, etapas licitatórias e de instalação, prejudicados pelos períodos de enchente, foram iniciadas nesta esta semana as operações da nova etapa com os mais recentes recursos implementados. Entre estes, novas câmeras speed dome (giratória 360 graus) e também fixas em outros pontos, como ainda o novo Sistema OCR – Leitura de Placas Automatizado e um Totem de Vigilância, todos equipados com sistemas de Inteligência Artificial (IA).

Câmeras

Até então a central de videomonitoramento operava com 24 câmeras em 21 pontos do município. Agora são 34 aparelhos em 24 locais. O projeto de expansão do sistema é para 40 unidades, cada uma com até três câmeras, sendo duas fixas e uma giratória 360 graus. Todas as escolas municipais também dispõem de vigilância em sistema paralelo.   

Crédito: Rodrigo Angeli / AI Governo de Estrela

No novo acréscimo foram instalados dois novos pontos com três câmeras cada e diversos recursos tecnológicos, como a possibilidade de aproximação da imagem em até 42 vezes em qualidade full HD. Segundo o técnico da secretaria, Adilson Heleno da Silva, que coordena o projeto em Estrela desde o seu início em 2017, cada um dos pontos conta com uma speed dome e outras duas câmeras fixas. Uma está localizada no entroncamento da RSC-453 (Rota do Sol) com a entrada para o Distrito de Novo Paraíso/Loteamento Nova Morada, e a outra no fim da Linha São José, no entroncamento ao trecho que liga o Bairro Boa União com Costão.

Totens

Também há totens de segurança inteligentes em pontos estratégicos do município. O sistema foi experimentado na Multifeira há dois anos. Aprovado, o primeiro aparelho foi instalado na Escadaria de Estrela, área de grande circulação de pessoas, sendo boa parte turistas, o que pode ser um facilitador para aqueles que não conhecem o município, com pontos como Polícia Civil e Brigada Militar caso seja necessário a solicitação dos serviços.

O totem permite, por exemplo, que as pessoas entrem em contato diretamente com a Brigada Militar em uma situação de emergência. O caminho oposto também é permitido, através da utilização de alto-falantes e sistema de alarmes/sirenes. A principal novidade é a possibilidade de reconhecimento facial realizado através de câmeras do aparelho, sempre ativas, que podem ser utilizadas na busca de fugitivos, desaparecidos ou mesmo para o registro em tempo real ou posterior de ocorrências.

Também provido de câmeras giratórias de alta resolução e grande aproximação, permite imagens claras, por exemplo, do que ocorre do outro lado da margem do Rio Taquari nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul. A Defesa Civil inclusive estuda a possível colocação de uma régua física na chamada Escadaria para medição do nível do Rio Taquari e assim utilizar o totem para fazer a leitura digital on-line e em tempo real do nível do rio nos períodos de cheia.

Sistema OCR

A utilização de câmeras com o sistema OCR que, interligado e integrado à rede de base das secretarias de Segurança Pública do Estado e da Fazenda, ajudará na identificação de carros que possam ser roubados ou estar irregulares, com multas ou mesmo o IPVA atrasado. O espelhamento das imagens beneficia também a Polícia Civil e é utilizado em investigações criminais. O primeiro está instalado próximo ao pórtico de entrada da cidade.

LED

Ainda, será ampliado em breve o sistema de LED-zona segura, que sinaliza por meio de cores se a área está ou não segura, como por exemplo, quando por ocasião do enfrentamento de algum problema, inclusive congestionamentos. O azul indica aos motoristas e pedestres que a área está livre de problemas e ocorrências. O amarelo exige atenção e o vermelho é o indicativo de que algo está em andamento. O sistema de LED já está em uso em dois pontos do município: rótula de entrada/pórtico e Calçadão, no Centro.

Inteligência Artificial

De acordo com o técnico Adilson Heleno da Silva, o “grande cérebro de tudo” do sistema que Estrela estará incorporando e que interliga todas estas ferramentas é a Inteligência Artificial (IA). O projeto contempla a integração de software de IA, o qual auxilia o sistema de videomonitoramento com a análise instantânea das imagens, fazendo a varredura na identificação e procura de veículos e pessoas em situações nas quais determinadas operações necessitem. Um exemplo disso é a solicitação “procurar veículos de cor preta sedan que passaram pela cidade nas últimas 24h”. “Isso traz agilidade nas análises das imagens e identificações. Essa ferramenta é a última geração utilizada em países de primeiro mundo em aeroportos e vias públicas no combate ao terrorismo e outros crimes”, explica.

Outros elementos ainda serão incorporados nos próximos meses, possibilitando novas imagens de áreas públicas e de grande movimentação da cidade e do interior, ligadas diretamente com as centrais de segurança.

Interior

O avanço destas tecnologias para o interior é outro dos focos, afirma o secretário de Administração e Segurança Pública de Estrela, comandante César Augusto Pereira da Silva. Ele lembra que o município conta com a Patrulha Rural e o sistema de GPS Rural.   

Benefícios

O sistema de videomonitoramento de segurança começou a ser elaborado em 2016, sendo instalado e em operação em 2017. Desde então, de acordo com dados da Sasp, houve um decréscimo de mais de 75% na criminalidade na zona coberta pelo monitoramento, e há três anos não há registros de assaltos a pedestres na faixa coberta por câmeras. O sistema também é constantemente utilizado na ocorrência de acidentes de trânsito. Em um comparativo com o primeiro trimestre de 2022, outros crimes tiveram redução: abigeato (100%), furto de veículo (75%), roubo de veículo (67%), estelionato (30%), arrombamento (30%) e ameaça às mulheres (29%).

- publicidade -