Votação da Consulta Popular 2023 vai até esta sexta-feira 

Última fase do processo vai eleger quais demandas entrarão no Orçamento do Estado em 2024.

606
Crédito: Camille Lenz da Silva

A votação da Consulta Popular 2023, ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado em 2024, segue até esta sexta-feira (1º/12). Cidadãos de todo o RS poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município até 1º de dezembro. 

É possível selecionar uma das cinco opções apresentadas no sistema de votação. O Governo Estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). 

Como votar

Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, o votante será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais. Caso o cidadão não tenha em mãos o número do título de eleitor, ele poderá obtê-lo através do site do TSE.

Confira os projetos regionais que integram a cédula de votação do Vale do Taquari

1. Implantação de cisternas cavadas de geomembrana para agricultores familiares

Para mitigar perdas humanas e perdas econômicas devidas de eventos climáticos extremos, reservação e regularização do fluxo do Rio Taquari e seus afluentes, visando aproveitar o regime pluviométrico.

2. Apoio às medidas contra inundações e secas e as atividades de Defesa Civil. Ampliar os sistemas de monitoramento e alertas

Devido à estiagem que atingem o Vale do Taquari nos últimos anos, para minimizar os prejuízos causados pela seca. Estimulando o agricultor a reservar água tanto para o consumo animal como para a irrigação.

3. Recuperação ambiental das matas ciliares do rio Taquari – pós inundação 

Aplicação de técnicas de Engenharia Natural e de Restauração Ecológica em áreas degradadas nas margens do rio Taquari (de Muçum até a foz) e seus afluentes (Bacia Hidrográfica do rio Taquari) com o intuito de estabilizar processos erosivos e recompor a cobertura vegetal, minimizar os impactos gerados pela inundação de setembro de 2023. Restava apenas 31% de mata ciliar (floresta), correspondente à Área de Preservação Permanente do rio, conforme dados do MAPBIOMAS (2022). Certamente este percentual reduziu muito depois do episódio climático ocorrido e exige a adoção de ações para a sua recomposição.

A execução de projetos que associem Engenharia Natural e Técnicas de Restauração Ecológica contribuirá para restaurar o ambiente degradado e proteger o recurso hídrico e as propriedades ribeirinhas a partir da estabilização das margens e reconstituição da cobertura vegetal. Com isso, teremos a constituição de corredores ecológicos, a redução dos processos de erosivos e de deslocamento de solo e nutrientes para dentro dos recursos hídricos, redução do assoreamento, da turbidez e da presença de sólidos em suspensão na água, conduzindo para a diminuição da quantidade de produtos necessários para o tratamento das águas de abastecimento humano.

4. Módulos sanitários – Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro 

Os módulos sanitários são uma política pública vigente na Sehab RS, especialmente necessários às populações mais carentes que não possuem banheiros em suas residências. A proposta contempla 10 unidades ao valor de R$ 15 mil cada.

5. Acompanhar e fortalecer a implementação das políticas públicas de inserção/ inclusão/redução da pobreza e assistência social voltados a crianças, gênero, etnias, jovens, pessoas com deficiência e idosos

Implementar políticas de desenvolvimento social e qualificar a população sobre apropriação de riqueza e movimentação econômica.

- publicidade -