Saúde de Imigrante alerta sobre o câncer de pele

O Dezembro Laranja busca abordar a doença, causas e tratamentos.

383
Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Administração Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, na pessoa do médico Miguel Fantin Dachery, alerta sobre os casos de câncer de pele. O mês de dezembro é conhecido como “Dezembro Laranja”, justamente para que a doença, causas e tratamento sejam abordados.

O câncer de pele é um tipo de câncer que se desenvolve quando as células da pele sofrem danos causados pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol ou de fontes artificiais, como camas de bronzeamento. Existem diferentes formas de câncer de pele, sendo os tipos mais comuns o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

“O carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular geralmente se manifestam como feridas que não cicatrizam, saliências, manchas ou pintas que mudam de cor, tamanho ou textura. Já o melanoma é reconhecido por mudanças em pintas já existentes ou pelo surgimento de novas pintas que têm formato irregular, bordas assimétricas, de cor marrom/preto (mas pode ter outras cores) e diâmetro geralmente maior que seis milímetros, mas pode ser menor que isso”, explica o médico.

Conforme a secretária Jóice Cristina Horst, é fundamental que as pessoas estejam atentas a qualquer alteração na pele, principalmente aquelas de pele mais clara, pois têm maior propensão a desenvolver câncer devido à menor quantidade de melanina, que é o pigmento protetor da pele. “Fazer autoexames regularmente, observando mudanças em pintas ou manchas é uma prática importante para identificar precocemente possíveis sinais de câncer de pele”, acrescenta.

O uso regular de protetor solar, evitar a exposição solar intensa entre 10h e 16h e utilizar roupas e acessórios que protejam a pele são medidas preventivas cruciais. Quando detectado precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura. Portanto, estar consciente sobre as características desse tipo de câncer e realizar um acompanhamento regular com um profissional de saúde são passos importantes para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Crédito: Divulgação
- publicidade -